Ele é idealizador do conceito de Medicina Canabinoide de Precisão, e trouxe ao Brasil, em 2021, tecnologias de mapeamento genético do sistema endocanabinoide para tratamentos personalizados.
Atuante pela empresa Plant Medicine CBD, lidera iniciativas em biotecnologia e defende a criação de um Banco de Dados Genéticos no país. Fundador do Instituto Regenerar, uma associação de pacientes de Cannabis Medicinal, foca no desenvolvimento de fitocomplexos inovadores que promovem saúde, longevidade e resiliência homeostática, integrando ciência, natureza e sustentabilidade.
Além de André, Thiago Ermano Jorge, pesquisador interdisciplinar e investidor de impacto à frente do CTICANN – Centro de Tecnologia e Inovação da Cannabis, onde explora as fronteiras do conhecimento científico e biotecnológico.
Em parceria com universidades públicas e privadas, é mentor de Cientistas e Empreendedores na criação e aceleração de soluções tecnológicas com potencial global, especialmente em projetos de (P&D) com Cannabis sativa e Cânhamo Industrial.
Ermano é um catalisador de Startups Deep Techs, empresas desenvolvedoras de tecnologias de ponta com base em descobertas científicas e avanços de engenharia de impacto no mundo.
Na liderança de estratégias políticas pela ABICANN – Associação Brasileira das Indústrias de Cannabis, o pesquisador trabalha na interseção entre academia, indústria e políticas públicas, sempre buscando soluções sustentáveis que promovam avanços na economia, saúde e meio ambiente.
“O avanço da ciência e as regulamentações tem transformado a Cannabis Medicinal em uma ferramenta poderosa e segura para tratamentos humanos e veterinários, promovendo saúde e bem-estar integrados”, afirma André Steiner, pesquisador e presidente do Instituto Regenerar, associação que dá acesso legal a pacientes do Alegrete e de todo o Brasil, desde 2021. Agora, a partir de 2025, o Instituto Regenerar ampliará suas atividades e passa a atender famílias carentes, inclusive uma paciente em tratamento de 6 meses conseguiu a recuperação dos movimentos em 50% e teve sua doença neurológica em processo de estagnação.
O Instituto Regenerar tem como missão proporcionar um acolhimento humanizado para pacientes que buscam tratamentos terapêuticos com Cannabis Medicinal.
A instituição, com sede no município do Alegrete, oferece acolhimento humanizado, atendimento médico, jurídico e científico, auxiliando os pacientes na obtenção de óleos de Cannabis (fitocomplexos) da Plant Medicine CBD e regulamentados pela ANVISA (RDC 660/22), promovendo saúde e qualidade de vida de centenas de famílias.
Leia mais: Conheça a história do “picolé” da Bento
Com uma equipe multidisciplinar altamente qualificada, o Instituto apoia pacientes com diversas condições de saúde, incluindo Espectro Autista, Doenças Autoimunes, Esclerose Múltipla, Depressão, Parkinson, Dores Oncológicas e outras patologias críticas.
Além disso, a associação de pacientes de saúde promove educação técnica e social para profissionais e para a população em todo o Brasil, fortalecendo a base de conhecimento e o acesso ao tratamento.
O Instituto Regenerar também se dedica à pesquisa clínica e ao desenvolvimento de medicamentos, contando com o suporte de investidores públicos e privados.
“Essas iniciativas têm gerado impactos significativos na saúde e bem-estar de milhares de pessoas, além de contribuir para a formação de prescritores e pesquisadores especializados”, garante Steiner.
Com projetos como a Clínica de Cannabis Medicinal, o Instituto visa não apenas ampliar o acesso a terapias inovadoras, mas também posicionar cidades como polos de referência em tratamentos com a Cannabis Medicinal, atraindo investimentos e gerando avanços na área de pesquisa e desenvolvimento (P&D).
Leia mais: Após um semestre da visita de historiadora alegretense, Estação Férrea segue sendo degradada
“O Regenerar reafirma seu compromisso com a saúde, educação e inovação, promovendo a regeneração da qualidade de vida e a esperança de milhares de famílias. Tanto para pacientes de Alegrete, como para pacientes de todo o Brasil”, destaca Leila Betim, representante local do instituto. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 55 999221048.