Com grande participação do público no último domingo (19), a 28° Supermaratona Cidade do Rio Grande reuniu competidores de diversos lugares do Brasil. Na atual edição, a Associação dos Corredores de Rua do Rio Grande (ACORRG) homenageou o rio-grandino Lorenzi Lima Alvariz, idealizador da 1° edição da prova, em 1994. O evento contou com o apoio da Prefeitura do Rio Grande, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (SCEL).
Chuva ajuda pequenos produtores e na recuperação de campos
Ao todo, cerca de 433 atletas participaram da competição divididos entre supermaratona, rústica e caminhada. Na prova dos 50Km, o destaque foi o rio-grandino, Jeferson Pinheiro Lopes, que ultrapassou seu adversário no último quilômetro, e sagrou-se campeão da categoria geral masculina com o tempo de 3h:36m:21s.
O feito foi conquistado 22 anos depois, onde o último campeão nascido em Rio Grande havia sido Lucimar Veleda, em 2001. Na feminina, a rio-grandina Michele Terra ficou em 3° lugar, com o tempo de 4h:38m:50s, uma diferença de 34 minutos em comparação ao da campeã, Mineia Cristina Vinch, atleta natural de Dois Irmãos.
Semana do Consumidor encerra com destaque ao trabalho do Procon em Alegrete
A cidade de Alegrete contou com um representante, o ultramaratonista Leonardo Leonardi completou os 50km na 28ª edição, chegando entre os 10 primeiros, o que garantiu o 7° lugar na geral masculina, e campeão na categoria 30/34 anos.
O alegretense levou o tempo de 03 horas e 44 minutos para completar a super prova. O percurso foi realizado por mais de 200 atletas na categoria solo.
Essa prova tem a fama de ser difícil, porém Leonardo vai mais além, disse que é uma pedreira, muito mais difícil do que se possa imaginar, tanto que houve um número bem significativo de atletas que mesmo muito bem preparados desistiram, não concluindo a quilometragem.
Ele não soube precisar o número de desistentes, mas foram muitos. Leonardo que também é treinador, possui uma assessoria técnica para praticantes de corridas.
Prenda do DTG do Clube Juventude recebe um presente inesquecível nos seus 15 anos
“Foi uma prova muito dura, muito mais do que eu esperava, em muitos momentos me senti tão mal que quase abandonei. A supermaratona é uma prova muito desafiadora. É necessário não só um bom preparo físico como também mental para realizá-la”, explica o educador físico.
Léo como é conhecido, destacou que as dificuldades nos tornam mais fortes e que a partir do km 34 da prova, a cabeça foi quem levou a prova, diante da fadiga e do cansaço.
“Mais uma vez contei com o apoio mais do que especial da minha companheira e também atleta Suelen, que me acompanhou de bike ao longo dos 50km. Mais uma vez sou grato a ela por estar ao meu lado nessa prova tão difícil, gratidão aos meus, amigos, familiares, colaboradores e atletas da LS Assessoria por todas as boas vibrações”, citou.
Diante da disciplina e determinação que o alegretense tem como atleta, o resultado não poderia ter sido diferente. Léo, finalizou agradecendo com uma frase – Ninguém chega a lugar nenhum sozinho.
Já na prova dos 5Km, os vencedores nas categorias geral masculina e feminina foram os competidores, Peter Vinhas Peres e Pâmela Borba, com os respectivos tempos de 00:16m:24s e 00:19m:25s.
Fotos: reprodução