Apae realiza 1ª Caminhada pela Conscientização do Autismo em Alegrete

A APAE, por meio da Escola Especial Especial Paul Harris, realizou neste sábado (2), às 9h30, no Centro de Alegrete, a 1ª Caminhada Municipal pela Conscientização do Autismo

Apae realiza 1ª Caminhada pela Conscientização do Autismo em Alegrete
Apae realiza 1ª Caminhada pela Conscientização do Autismo em Alegrete

Professores municipais fazem paralisação na segunda- feira, dia 4

Participaram pais, familiares e professores, com o objetivo de divulgar informações sobre o Trastorno do Espectro Autista (TEA), sensibilizar as pessoas e reivindicar os direitos das pessoas com autismo. Uma das grandes lutas é por um médico neuropediatra.

A caminhada, promovida pela APAE, começou por volta das 9h30 com saída, em frente ao Banrisul e contornou a Praça Getúlio Vargas, retornando para o calçadão.

A presidente do GAPAA, Grupo de Pais e Amigos de Autistas de Alegrete, Ana Brasil, não participou por problemas de saúde, porém, destacou como mãe e Presidente do GAPAA, o desejo de que todos os dias sejam dias de conscientizar, respeitar e que os autistas tenham seus direitos garantidos, assim como, as famílias recebam o suporte necessário dos órgãos federais, Estaduais e Municipais. “É importante, que não romantizem tanto essa luta diária que na realidade é dura pra muitas famílias”-destacou.

Vendo o filho ferido, mãe descreve o choro mais intenso e profundo que já teve

Na próxima semana, ainda a definir o dia, terá uma audiência pública na Câmera de Vereadores, para que o tema médico neuropediatra seja debatido.

Segundo o DSM-V, o TEA é diagnosticado quando houver três déficits na comunicação social e pelo menos dois no comportamento repetitivo e restrito. O diagnóstico só pode ser feito em crianças a partir dos três anos de idade.

O diagnóstico do autismo é clínico, baseia-se nos sinais e sintomas, levando em conta os critérios estabelecidos pelo DSM-V ( Manual de Diagnóstico e Estatística da Sociedade Norte-Americana de Psiquiatria) e pelo CID 10 e 11 (Classificação Internacional de Doenças da OMS), o comprometimento e o histórico do paciente.

A campanha 2022 para o Dia Mundial de Conscientização do Autismo têm a frase da Fátima de Kwant, brasileira radicada na Holanda. “Lugar de autista é em todo lugar. ” Fátima é mãe de autista e escritora.

Está sendo usada a hasthtag #autismoemtodolugar
Que remete a inclusão de pessoas autistas em todos os âmbitos, todos os aspectos, em todo lugar.

Fotos: APAE Alegrete

Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários