As fraudes estão ocorrendo via mensagem de celular pelo WhatsApp e envolvem a Assistente Virtual, Helô, do INSS.
De acordo com o INSS, os golpistas entram em contato com os beneficiários para tentar obter dados pessoais ao fornecer um número de protocolo. Ao utilizar a foto perfil da Assistente do INSS, os criminosos buscam além dos dados pessoais, fotos dos segurados e de seus documentos.
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O INSS ainda informa que é possível acessar a Assistente Virtual, Helô, apenas pelo site ou aplicativo oficial do Meu INSS na central de dúvidas. Assim, ela nunca entra em contato com os beneficiários pelo WhatsApp.
Por fim, o INSS reitera que o número do SMS usado para informar os cidadãos via mensagem é 280-41. No entanto, o órgão nunca envia links ou solicita documentos por mensagem.
O que fazer caso receber a mensagem?
É preciso ficar atento à natureza das mensagem para não cair no golpe. Caso, receba alguma mensagem ou ligação, não forneça nenhuma informação ou dado pessoal e desligue imediatamente. Além disso, a orientação é bloquear o contato.
Em casos de tentativas de golpe, é solicitado para que as pessoas denunciem à Ouvidoria pelo site ou pelo telefone 135. Ainda, é possível registrar um Boletim de Ocorrência e entrar em contato com próprio INSS e o banco em que recebe o benefício.
Além disso, o INSS aponta algumas ações que o segurado pode realizar em caso de tentativas de golpe:
- Solicitar o bloqueio de contratação de operações de crédito consignado por meio do Meu INSS ou pela Central 135;
- Registrar reclamação na ouvidoria e um Boletim de Ocorrência junto à Polícia.