A qualificação foi desenvolvida pelo Departamento de Informática da Brigada Militar, com carga horária de 120 horas-aula.
Voltado para policiais militares que atuam como rádio operadores, o curso tem o objetivo de aprimorar a eficiência e a qualidade no atendimento à população por meio do telefone de emergência 190. Durante a capacitação, foram abordadas técnicas de atendimento, extração de informações relevantes e distribuição rápida das ocorrências para as viaturas da Polícia Militar.
Leia mais: Acadêmica da Unipampa apresenta avaliação de acessibilidade do novo portal da Prefeitura
O COPOM é responsável por coordenar e controlar os serviços de atendimento a chamadas de emergência, integrando operações de segurança pública preventivas, repressivas e de socorro. O operador do 190 tem a função de atender as solicitações feitas pela população no momento em que os fatos estão ocorrendo.
Rapidez e capacidade de obter detalhes precisos são condutas essenciais para o operador. Essas práticas garantem uma resposta eficiente e ágil por parte das equipes em campo, contribuindo para a segurança da população gaúcha.