Com 55,6% de ocupação na UTI e na zona de alto risco de contaminação, Alegrete inicia bandeira vermelha

Após a análise de recursos de municípios gaúchos, o mapa definitivo do modelo de distanciamento controlado colocou 14 regiões sob bandeira vermelha, consideradas de alto risco para o coronavírus. Esta é a semana com maior número de localidades nesta classificação desde a implementação do sistema, em maio.

A definição vigora entre hoje (18) e a próxima segunda-feira (24). A informação foi divulgada pelo governador Eduardo Leite em transmissão ao vivo na tarde de segunda (17).

O município de Alegrete integra a Região 03 (Uruguaiana), e inicia nesta terça-feira cumprir os protocolos sob bandeira vermelha.

Com 407 casos confirmados, 259 recuperados e 136 ativos, o município está com 129 pessoas em isolamento domiciliar e seis hospitalizados em Alegrete e um paciente permanece num hospital de Santa Maria. A cidade contabilizou 12 óbitos. 

Passava das 9h de hoje quando foi atualizado a página covid.saúde.rs, segundo os dados apresentados pelo governo a cidade de Alegrete possui 10 leitos ocupados dos 18 da Unidade de Tratamento Intensivo, a taxa de ocupação é de 55,6%. Nos 18 leitos da covid-19, seis deles estão com pacientes. A taxa de uso dos respiradores é de 33,3%.

São três pacientes internados na UTI que não possuem covid-19, quatro suspeitos e os outros três tiveram a confirmação da doença. 27 pacientes estão usando respiradores.

Na região Uruguaiana a taxa de uso da UTI é de 60,3%, dos 78 leitos 47 estão ocupados. Dos 163 leitos covid disponíveis somando os nove hospitais da região, 34 estão ocupados e restam 51 respiradores. Dos 47 pacientes internados nas UTIs da região, 30 não tem covid-19, 9 suspeitos e 8 confirmados.

Júlio Cesar Santos