Um trabalho diário que não para nunca, até porque se isso acontecer em pouco tempo chovem reclamações pela falta de recolhimento do lixo das ruas.
Para realizar este trabalho, o setor de limpeza urbana da Prefeitura conta com quatro caminhões. Atualmente, apenas dois estão em operação, porque os os outros dois estão à espera de peças para manutenção. Como a compra depende de licitação, isso pode, por vezes, demorar um pouco. Esses dois que estão em atividades trabalham quase que 24h e, se for necessário, o Setor vai se socorrer de retroescavadeira para recolher o lixo em Alegrete.
Higor Ziane, responsável pelo setor de limpeza pública, informa que os maiores problemas são no equipamento que toca o compactador, já que ele funciona sem parar. Outro problema comum que também faz os caminhões pararem é na embriagem, que está sempre acionada e estraga com frequência.
Operação fiscaliza qualidade dos combustíveis nos postos de Alegrete
Cada caminhão de coleta roda, em média, 360 Km por dia e recolhe cerca de 40 toneladas de resíduos das ruas de Alegrete. Isso confere um grande desgaste a esses veículos sendo que o caminhão mais velho foi adquirido em 2005 e o mais novo em 2017.
O setor de coleta de lixo da Prefeitura conta com 43 trabalhadores, sendo que destes sete são motoristas.
Vera Soares Pedroso