Com o arrefecimento da pandemia UPA volta atender urgências e emergências

Unidade de pronto Atendimento (UPA), retornou ao seu atendimento de urgência e emergência desde a última segunda-feira(19).

Devido a grande demanda no início do mês de março, a UPA passou a atender apenas casos Covid-19. Todo espaço foi direcionado para leitos e atendimentos exclusivos de pacientes positivados, suspeitos e hospitalizados. A informação do coordenador administrativo da Unidade, André Sena, foi de que as equipes de médicos e demais profissionais atenderam até então os pacientes que eram encaminhados pelo gripário ou que chegavam ao local com sintomas de doenças respiratórias.

A UPA, no mês de março, chegou a ter 25 pessoas internadas. Foram dias de muito trabalho e tensão, mas todos sempre se empenharam ao máximo para prestar os atendimentos necessários, comentou o coordenador.

Com o arrefecimento dos casos e, sem o número de casos elevados e internações, a Unidade de Pronto Atendimento, retornou para seu atendimento “normal”, porém, mantém, o gripário e também três leitos Covid.

 

Importante acrescentar que as pessoas realmente procurem por atendimento nos casos de urgência e emergência para que não fiquem expostos e corram riscos diante da situação em que ainda estamos em pandemia.

Durante o período que a UPA ficou direcionada para Covid, os casos de urgência e emergência estavam sendo atendidos na Santa Casa.

Desde 29 de outubro, o gripário foi realocado para UPA. O motivo da mudança, de acordo com a diretora técnica da Santa Casa, Dra Marilene Campagnollo à época, foi em razão de que o ambulatório onde estavam os atendimentos do gripário, na santa Casa, tem uma série de outras demandas que estavam paradas, todas são convênios com o Governo do Estado e a Secretaria de Saúde do Estado e precisam ser mantidas como: o atendimento a gestantes de risco, prematuros egressos da UTI Neo e o buco-maxilo-facial. Além disso, ainda havia a dificuldade de montar a escala.

Flaviane Antolini Favero