Comércio projeta alta nas vendas a partir deste final de semana

Com o saque de FGTS, juro menor e consumidores com parte do 13º Salário no bolso, lojistas estimam um avanço nos negócios em relação ao ano passado.

O comércio em Alegrete quer impulsionar seus resultados já a partir deste final de semana. Segundo lideranças do setor, as vendas na reta final deste ano devem apresentar incremento na comparação com 2018, apesar de a economia como um todo ainda não ter recuperado todas as perdas causadas pela crise.

No Natal, principal data do ano para os lojistas, entidades estimam que o volume de negócios pode registrar avanço superior a 5%.

O otimismo encontra respaldo num conjunto de fatores. Entre eles, liberação de saques do FGTS, condições mais atrativas de crédito, e a injeção do 13º Salário.

Além do Natal, a proximidade da Black Friday, marcada para sexta-feira (29). Outro fator que provoca animação nos comerciantes é a realização da 1ª Feira Alegrete Fest, a ser realizada entre os dias 12 e 15 de dezembro. O Presidente do Sindilojas em Alegrete, Roberto Segabinazzi, estima um incremento de 10º nas vendas neste fim de ano.

As lojas do comércio local já estão atendendo até o horário das 21h, de segunda a sexta-feira. No sábado o horário é diferenciado. Nos dias 8 e 22 de dezembro, o comércio abrirá suas portas das 14 às 20h.

No acumulado de 2019, até setembro, o volume de vendas do varejo subiu 1,7% no Estado. No país, o aumento chegou a 1,3% no mesmo período, indica o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De janeiro a outubro, o comércio gaúcho fechou 869 vagas com carteira assinada, apontam dados do Caged, do Ministério da Economia. Em período mais longo, de 12 meses até outubro, o saldo é positivo, com 5,3 mil postos abertos (diferença entre contratações e demissões).

Numa rápida conversa com lojistas, é unanimidade que o mercado ainda está instável, mas a expectativa para o final de ano é muito boa.

Júlio Cesar Santos                                            Foto: Júlio Cesar Santos