
A reportagem do PAT entrou em contato com a enfermeira, Juliana Michael, que é a responsável pela vigilância epidemiológica municipal para entender como está a questão de vacinação da terceira capital farroupilha.
A enfermeira informou que na quarta-feira(8), havia dois pacientes com Covid-19 na UTI. Segundo dados da Secretaria de Saúde, o número de casos da variante subiu nos últimos dois meses; principalmente em virtude de boa parte da população alegretense não ter tomado a dose bivalente da vacina.
Alegretense morre em acidente em Caxias do Sul; família e amigos protestam por Justiça
Segundo Juliana, “para pessoas a partir de 18 anos, considerados adequadamente vacinada (esquema completo) deve possuir a dose da vacina bivalente. Em Alegrete, somente 21% da população nesta faixa etária fez a dose referendada, crianças a partir de 6 meses de idade até 17 anos devem ter 3 doses da vacina contra covid. Lembrando que a vacina bivalente está disponível em todas as salas de vacinas do município”, salientou a servidora municipal.
É importante o uso de máscara de proteção, especialmente para a população mais vulnerável, em especial imunossuprimidos, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades em situações de maior risco de contaminação como quando em locais fechados e com aglomerações.
Um detalhe importante é que, em algumas farmácias, o relato é de que ocorreu um aumento na procura dos testes e a maioria, o resultado é positivo.