Defensoria Pública lança cartilha para população conhecer seus direitos à saúde

A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS) lançou, na última quarta-feira (27), a cartilha “Conheça seus direitos à saúde e onde você deve acessá-los”.

A cartilha pode ser acessada no site da Defensoria (clique aqui).

Foto: DPE (divulgação)

Com o objetivo de educar o público sobre seus direitos e simplificar o acesso a informações relacionadas à saúde, a cartilha aborda temas como vacinação; acesso a medicamentos e insumos; solicitação de consultas, exames e cirurgias; direito a próteses; entre outros.

Vítima de afogamento no Rio Ibicuí, em Manoel Viana, é identificada

O material explica, também, como e onde a população pode buscar os encaminhamentos necessários para sua situação, detalhando locais de atendimento e os procedimentos a serem realizados. Ainda é reforçada a possibilidade de, caso seja necessário, procurar orientação junto à Defensoria Pública.

Conforme a Constituição Federal de 1988, a “saúde é direito de todos e dever do Estado”, ou seja, todas as pessoas em território nacional, brasileiras ou estrangeiras, independente da condição socioeconômica, têm direito aos serviços de saúde públicos, por tais serviços serem integrais e universais, garantidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários