Esta iniciativa se fez necessária devido ao clima intercalado de chuva e calor ao longo do mês, criando condições propícias para a proliferação de mosquitos. Este é o segundo mutirão realizado no local este ano, lembrando que o Cemitério é um dos pontos estratégicos inspecionados a cada 15 dias por um agente de saúde.
Desenhista, de Goiânia, se identifica com Matteus e transforma sua arte em homenagem ao gaúcho
Tais ações têm como objetivo eliminar e prevenir a formação de novos focos do mosquito Aedes aegypti. Durante o ano, estão programadas intervenções regulares neste e em outros locais estratégicos, baseadas em análises técnicas.
O coordenador da Vigilância, Rodrigo Azevedo, ressaltou a importância dessas medidas, especialmente considerando o aumento dos índices de infestação e incidência de doenças como a dengue, que já atingiu mais de 2 milhões de casos em 2024 em todo o país.
Identificado casal que morreu por choque elétrico em Alegrete
Azevedo faz um apelo à população para que adote medidas preventivas em suas próprias residências, eliminando qualquer potencial criadouro do mosquito, tais como recipientes abertos, vasos de plantas, piscinas sem tratamento adequado, calhas obstruídas, pneus descartados, bebedouros de animais e ralos desprotegidos.
Essa colaboração ativa da comunidade é essencial para conter a propagação das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti e proteger a saúde pública.