A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEDETUR), participou do Dia de Campo sobre Floricultura com a temática “Produzindo Flores, Gerando Alternativas”, no último dia 27 de outubro, em Santa Maria.
Decisão precoce: criança da cidade sempre quis morar no campo e trabalhar na terra
A 3ª edição do Dia de Campo trouxe resultados do “Projeto Flores Para Todos” iniciado em 2018, o qual já beneficiou 269 famílias rurais no Brasil e 45 escolas do campo, em 16 Estados e Distrito Federal. Somente no Rio Grande do Sul, produtores de mais de 50 municípios participam do projeto.
Conforme o Prof. Dr. da UFSM Nereu Streck, “O Projeto Flores para Todos tem por objetivo incentivar e capacitar famílias rurais para o cultivo de flores de corte para paisagismo, jardinagem, comércio e turismo rural, melhorando a renda e qualidade de vida dos produtores rurais, em especial valorizando o trabalho feminino e construindo formas sustentáveis de oportunizar a sucessão familiar com a permanência dos jovens na propriedade rural”, afirma.
O diretor de Turismo da Sedetur, Leonardo Cera, participou do evento juntamente com o produtor de rosas, Silvio de Carlo Apollo Duarte, da localidade do Caverá, assistido ao Programa Municipal de Turismo da Prefeitura de Alegrete.
Desempregada, ela se reinventou na pandemia e virou motogirl bem sucedida
Conforme relato do produtor, sua família produz flores há várias gerações. “Atualmente o foco está na produção de rosas, porém temos interesse nas demais variedades de flores fomentadas pelo projeto, como forma de diversificar a produção e agregar renda em nossa propriedade rural” complementa Silvio Duarte.
Cera comentou que a participação no evento visa construir uma parceria para inclusão da propriedade do produtor no projeto e melhorar o sistema de produção de flores, assim, colaborando para a criação de uma atração turística, dada a beleza das áreas produtoras de flores.
Por fim, houve um acerto de que a equipe PhenoGlade da UFSM realizará uma visita na propriedade do município, na intenção de realizar o próximo Dia de Campo do projeto, previsto para meados de 2023.
Muito bem!!! Inovar também é buscar alternativas de produção para o município… uma dica, prefeito, vice e secretarias… transformar Alegrete em polo logístico… localização adequada, temos… o resto é meter a mão na massa…