É crítico o estoque de sangue no Hemocentro Regional de Alegrete

O estoque de sangue no Hemocentro de Alegrete está crítico.

A doação de sangue é considerada um gesto solidário, uma vez que, uma pequena quantidade doada já é capaz de ajudar a salvar vidas de pessoas que realizam tratamento e intervenções médicas de grande porte, como transfusão, transplante, cirurgias e procedimentos oncológicos.

Por esse motivo, a equipe do Hemocentro está fazendo um apelo a todos os doadores devido ao nível crítico do estoque, principalmente, da tipagem O positivo e O negativo.

Briga generalizada resulta em cinco feridos a tiro e faca, carros atingidos e muita confusão

Fernanda Soares, assitente social do Hemocentro, informa que precisam novamente de doadores.

“É importante que as pessoas não deixem de doar” lembrou Fernanda, porque muitos precisam de sangue para continuar vivendo.

Processo da doação

• Doar sangue não é demorado: A primeira doação leva cerca de duas horas, a partir do momento em que entra no banco de sangue. Nas demais vezes, o tempo de permanência é de até uma hora.

• O sangue é reposto pelo organismo rapidamente: O volume de sangue doado é reposto pelo organismo um dia após a doação. Isso evidencia que existe sangue suficiente para realizar a doação de forma saudável.

• Após a coleta: Nesse momento, o material passa por testes para classificar o tipo sanguíneo e verificar se há alguma doença transmissível. As bolsas ficam armazenadas nos bancos e são distribuídas pela rede de saúde de um município, conforme necessidade.

Requisitos para doação

• Apresentar documento oficial com foto, como RG, carteira de trabalho, certificado de reservista ou carteira do conselho profissional;

• Ter entre 16 e 69 anos, sendo que menores de idade só podem doar mediante autorização dos pais;

• Pesar no mínimo 50kg;

• Estar alimentado, evitando alimentos gordurosos pelo menos 4 horas antes da doação;

• Ter dormido pelo menos 6 horas no último dia.

Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários