Em Sessão Solene, Câmara concede Mérito para policiais de Alegrete

Doze policiais, entre civis e militares receberam o de título de Mérito Legislativo na noite de quarta-feira (27).

Passados 26 dias, quando um policial civil flagrou um acidente de trânsito seguido de fuga de um dos condutores, desencadeava a fuga de uma quadrilha, que acabara de chegar na cidade.

Numa sintonia perfeita, Polícia Civil e Brigada Militar desmantelaram a quadrilha que planejava um audacioso assalto em uma relojoaria do centro da cidade. No final da tarde de 1º de novembro, todos os suspeitos estavam presos.

A comunidade agradeceu e elogiou o trabalho dos bravos policiais. Nada mais justo, que serem reconhecidos na Casa do Povo.

Foi então que a vereadora progressista Vanda Dorneles teve a ideia de propor a homenagem. Contou com a adesão de todos legisladores, que culminou em uma lotada sessão solene no Plenário Gaspar Cardoso Paines, na noite de ontem.

O Presidente da Câmara Cléo Trindade comandou a sessão, que contou com o vereador Celeni Viana, Delegado de Polícia Valeriano Neto, Capitão da BM Jean Quatrin e o Secretário de Segurança Pública Luciano Pereira representando o município, integraram a mesa.

A bonita Sessão Solene homenageou os policiais civis, inspetores Alessandro Dornelles Inacio, Algacir Zotti Júnior, Comissário de Polícia Jorge Kulmann e o escrivão Pedro Loch Moreira.

Pela Brigada Militar, receberam o título os policiais militares: Luciano Leite Nunes, Maique Aquilla, Hélio Wilson Nunes, Clímaco Oribes da Mota, Diego Oribes Dorneles, Diego Silva Santos, Marcos Vinícius Oliveira e Helemã D’Avila.

A sessão iniciou com um minuto de silêncio em memória a policial militar Marciele Alves, morta no exercício do seu trabalho na cidade de Sério. Após o Hino Nacional, foi lido o decreto e logo em seguida os homenageados foram agraciados.

No primeiro momento a vereadora Vanda acompanhada do Delegado da 4ª DPRI Valeriano Garcia Neto efetuou  a entrega da homenagem a cada um dos quatro policiais civis.

O Capitão Jean Quatrin foi convidado também para, ao lado da proponente da sessão realizar a entrega aos oito policiais militares, apenas um não pode comparecer e foi representado pelo comandante do esquadrão.

A noite ainda reservou uma surpresa. O vereador Cléo entregou o Diploma de Reconhecimento aos policiais civis que atuaram na operação que deflagrou a prisão da quadrilha que tentava aplicar o golpe da tinta em Alegrete, e também pelas constantes ações protagonizadas pela segurança. O Presidente do Legislativo ao lado do Secretário Pereira fez a entrega aos homenageados pelos relevantes serviços prestados à comunidade alegretense.

Foi apresentado um material das duas instituições apresentando o trabalho da Polícia Civil e Brigada Militar. A exibição do filme foi saudada por todos presentes no plenário.

A Polícia Civil através do Delegado Valeriano reconheceu os quatro policiais civis que receberam o mérito também no âmbito administrativo da Polícia Civil. Já pela Brigada Militar o capitão certificou o reconhecimento de forma oficial aos soldados.

 

A vereadora Vanda Dorneles agradeceu todos os policiais pelo ato e o trabalho desenvolvido na cidade. Pela bancada do PT Maria do Horto elogiou o trabalho eficaz das polícias e estendeu votos congratulatórios aos familiares dos homenageados.

Pelo PSDB, o líder Celeni Viana fez um discurso emocionante. Comentou sobre uma noite especial para comunidade alegretense e finalizou desejando proteção aos policiais que protegem a comunidade.

O vereador Cléo Trindade representou a bancada do PMDB, em seu manifesto reiterou o desejo de proteção aos policiais e elogiou mais uma vez o trabalho realizado em Alegrete.

Pela Polícia Civil o delegado Valeriano destacou a importância do ato de reconhecimento diante do compromisso em atender os anseios da sociedade num momento de escassez de recursos. Saudou a equipe de trabalho e disse que o trabalho é eficaz graças a competência dos policiais de Alegrete.

O Capitão Jean Quatrin agradeceu o Legislativo pela homenagem e mencionou que mesmo com a falta de efetivo a BM está cumprindo seu papel de combater a violência.

“Segurança Pública se faz de mãos dadas”, comentou o Secretário Luciano Pereira, representando o prefeito no ato, o titular da pasta falou sobre segurança pública e elogiou os policiais.

A sessão solene encerrou com todos cantando o Hino Rio-Grandense. “Mostremos valor, constância. Nesta ímpia e injusta guerra. Sirvam nossas façanhas. De modelo a toda Terra”.

Júlio Cesar Santos                           Fotos: Rosimeri Mota