Força-tarefa da Prefeitura tem poucas horas para manter o comércio aberto

A manhã desta quinta-feira (18), será decisiva para a gestão Municipal e para os empresários e comerciantes. A luta para manter o comércio aberto iniciou tão logo foi anunciado no último domingo que a região havia trocado a bandeira de Laranja para vermelha.

 

Com toda a assessoria jurídica e várias reuniões com o Comitê de combate ao coronavírus, empresários e demais órgãos importantes, o Prefeito Márcio Amaral, mediou junto à AMFRO que compõe 11 prefeitos da região, ações para reverter e manter a Bandeira laranja em Alegrete. Durante esses dias entre várias reuniões por videoconferência, o prefeito Márcio Amaral, expôs alguns pontos que julga contraditório no levantamento feito pelo governo estadual em relação à região e principalmente que se refere ao Município.

Na manhã de ontem, uma coletiva de imprensa realizada no salão Azul teve como objetivo esclarecer as consequências do não cumprimento do Decreto Estadual após a notificação do Ministério Público que encerra às 15h desta quinta-feira. As implicações para o gestor Municipal são desde punições cíveis, criminais, entre outras.

Nesta manhã, o Prefeito Márcio Amaral deverá receber a resposta do governo estadual em relação ao documento enviado na tarde de ontem, onde também, consta o nome e CNPJ de várias empresas da cidade. São lojistas aliados à causa para que o Município se mantenha na bandeira laranja, mesmo com algumas outras restrições. A exemplo de Santiago e Santa Maria, houve o retrocesso em relação à bandeira, porém, os municípios adotaram regras ainda mais rígidas, como toque de recolher e horário mais restrito do comércio.

Ainda, segundo o Prefeito Márcio Amaral, essa busca também é em razão da possibilidade de Alegrete não só, se manter na vermelha além dos 15 dias, mas passar para preta.

De todas as argumentações, um dado que foi muito enfatizado é devido à conscientização da população de que o isolamento social ainda é a opção correta. De nada adianta fechar comércio ou tomar atitudes mais rígidas se as pessoas tratam esse período com desleixo e falta de responsabilidade. O ideal é sair de casa quando necessário e, no máximo uma pessoa da família ir ao mercado, farmácia entre outras necessidades básicas.

Caso não haja a sensibilização do governador em relação as ponderações da gestão Municipal, o comércio vai fechar, inicialmente por 15 dias a partir desta tarde. Podendo ou não retroceder para a bandeira laranja no final deste prazo, de acordo com os números de pacientes. Neste dia, Alegrete está com 23 casos confirmados da Covid-19. Com a nova atualização, os demais dados são, 15 pessoas recuperadas, 6 ativos e 2 óbitos. Dos 6  ativos, 4 estão em isolamento domiciliar  e 2 hospitalizados.