Grupo Amigos do Ibicuí desvenda rio e preserva a natureza da região

O gosto comum pela natureza uniu amigos, que realizam anualmente passeios náuticos pelo Rio Ibicuí, com o trajeto variando a cada ano.

DSC08390

DSC07411

Além de reunir aventureiros, o evento tem cunho ecológico, onde todos preservam os acampamentos e limpam as margens do Rio.

DSC03641

As “baixadas” – apelido carinhoso do passeio – já passaram por Rosário do Sul, Mata, Cacequi, São Francisco de Assis, Manoel Viana, Alegrete e Uruguaiana.

DSC03678

DSC03697

O Percurso, geralmente de 200 quilômetros é feito em 4 dias. O cenário vai além das belezas naturais do Ibicuí, inclui a Ponte Férrea no município de Cacequi, inaugurada em 1907, é a maior ponte ferroviária da América Latina e está inserida em um dos mais belos cartões postais do Rio Grande do Sul, a Praia dos Dourados, de areias branquíssimas.

DSC03545

 

DSC03506

Esta obra prima da engenharia é toda metálica, tem quase mil e quinhentos metros de comprimento e está baseada em pilares de pedra gigantescos.

Historiadores mencionam que a mesma teria sido tomada pela Coluna Prestes em 18 de Novembro de 1924.

Os passeios reúnem em torno de 25 barcos e a turma de alegretenses se diverte e curte a natureza .

DSC03330

O percurso é feito com muita alegria, brincadeiras, churrasco e gastronomia de primeira.  A cada ano é ampliado o repertório de histórias que serão lembradas nos próximos encontros.

DSC03482

A Turma também reforça o rico acervo fotográfico da linda bacia do Ibicuí. Ao final de cada  encontro já começa a contagem regressiva para mais um tour.

Capincho

Felipe1

Um dos pioneiros da turma, o empresário Enio Brunet que comenta o espirito aventureiro da turma. “Renovamos a a alma cada ano pela beleza natural que nos cerca e nem sempre é devidamente preservada e valorizada”, destaca Brunet.

DSC03781

Além da amizade, o grupo reserva o compromisso de limpar e preservar a natureza, com o slogan “Rio Limpo, Rio Vivo.”

Por: Júlio Cesar da Luz

Fotos: Amigos do Ibicuí