O primeiro está em vigor desde às 8h e é válido até 9h de segunda-feira (2) para quase todo o Estado, com exceção do Norte, Noroeste e parte da Serra. Ele indica chuva entre 30 mm/h e 60 mm/h ou 50 mm/dia e 100 mm/dia, ventos intensos, de 60 km/h até 100 km/h, e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
Leia mais: Alonso Medeiros, trabalho e persistência do melhor técnico do futsal gaúcho
O segundo começará a partir do meio-dia deste domingo e se estende até 23h59 de hoje. Abrange Norte, Noroeste e Serra, também com chuva entre 30 mm/h e 60 mm/h ou 50mm/dia e 100 mm/dia, ventos intensos, de 60 km/h até 100 km/h, e queda de granizo.
Grande perigo
Ainda pela manhã, o instituto emitiu mais dois alertas, esses da cor vermelha, que indicam grande perigo para chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, ventos superiores a 100 km/h, e queda de granizo.
O primeiro terá início a partir das 14h, com validade até às 23h59. Abrange as regiões Sudoeste, Central, Sudeste, Metropolitana e Noroeste.
O segundo começa a partir das 18h e se estende até às 7h desta segunda. Estão nesta área a Serra, Noroeste, Oeste Central, Metropolitana, Nordeste e Sudoeste. Para Alegrete, a previsão é de tempo nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas, a partir do início da noite.
Orientações
O Inmet compartilha instruções de como agir em caso de transtornos relacionados às tempestades previstas. Confira abaixo.
Rajadas de vento: não buscar abrigo debaixo de árvores, em razão do risco de quedas e descargas elétricas;
Veículos: não estacionar próximo a torres de transmissão e placas de propaganda, por conta do risco de caírem;
Aparelhos elétricos: em casa, para evitar a queima de eletrodomésticos, desligue os aparelhos e o disjuntor;
Em caso de transtornos: contate a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).