IRGA de Alegrete comemora Dia Nacional do Plantio Direto que preconiza a conservação do solo

Em 23 de Outubro, celebramos o Dia Nacional do Plantio Direto. Esta data foi reconhecida pela Lei Federal nº 14.609 de 2023, consolidando-se como um importante marco na história da agricultura brasileira.

O Plantio Direto é mais do que uma técnica; é um compromisso com a sustentabilidade. Também reconhecido pela FAO como Agricultura Conservacionista, esse conjunto importante de práticas preconiza a conservação do solo e da água, diversificando e aumentando a produção agropecuária. Celebramos essa conquista como resultado do que é praticado pelos produtores rurais há 50 anos no Brasil, e renovamos o compromisso em fomentar a agricultura regenerativa na construção de um futuro mais sustentável, lembrou o presidente do 9º Nat do IRGA de Alegrete, Ivo Melo.

Em Alegrete, cita Mello que foi o Dr Eurico Dornelles o pioneiro nesta inovação técnica. Ele foi buscar estas inovações que iniciaram em1972 com Herbert Nartz em Rolândia e seguiram em campos gerais no Paraná. A ideia do alegretense, segundo Ivo Mello, foi de copiar e adaptar a tecnologia nas lavouras do município há mais de 40 anos.

Descendente de judeu, que vive em Alegrete, diz estar de luto pelo ataque do Hamas a Israel

Ele diz que no painel eletrônico da Unipampa está destacado o plantio direto de arroz.

Cruz Alta tem o título Estadual de Capital do Plantio Direto. O CAT Cruz Alta, fundado em 1987, registrou na história do planeta o maior movimento em prol da adoção da Tecnologia da Semeadura Direta e na busca da Sustentabilidade na Agricultura : O IV ° ENPDP, realizado em 1994. O evento reuniu em Cruz Alta mais de 3.400 produtores rurais de várias partes do planeta. No campo demonstrativo, mais de 20.000 pessoas se fizeram presente nos 3 dias. O CAT Cruz Alta ficou ativo até meados de 2005. Hoje funciona de maneira virtual . O legado deixado por esta entidade, tem um valor ambiental e econômico simplesmente fantástico, sem condições de ser mensurado, pois ainda segue atuando no meio científico e na memória de muitos produtores rurais. No dia do Plantio Direto, saudamos Herbert Bartz (In Memorian) que colocou a primeira semente de maneira diferente no solo de Rolândia – PR em 23/10/1972.

Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários