Jacy Carvalho, um dos ferroviários mais antigos de Alegrete, morreu ontem aos 94 anos

Alegrete perdeu na noite de ontem(15), um dos ferroviários mais antigos da cidade. Jacy Alves Carvalho estava com 94 anos e faleceu em casa, no bairro Vila Nova, devido a problemas de saúde em razão da idade e de uma pneumonia.

Ele trabalhou na Estação até se aposentar e, mesmo depois de aposentado, continuou vivendo diariamente a estrada de ferro que era a grande paixão da sua vida.

 

A família ressalta que ele era um obreiro fiel e há muitas décadas participava dos cultos na Igreja Quadrangular.
Um homem de grande fé, um esposo, pai, avô e bisavô maravilhoso” acrescentam.

Uma das netas cita que ele presenciou e sempre relatou a todos, diversas e antigas histórias da viação férrea. Jacy trazia consigo o amor pela profissão e jamais deixava de falar dos colegas, amigos e grandes acontecimentos que eles vivenciaram em um período de muita riqueza e importância relacionada à viação férrea.

 

“Ele estava sempre com uma palavra de Deus em seus lábios e um novo cântico. Pois ele tinha como hábito e rotina ler a Bíblia e recitar versículos por inteiro. Muitos decorou, era um homem de Deus. Também gostava de um bom churrasco em volta dos filhos.Um senhor amado por todos que nunca mencionou qualquer palavra negativa sobre às pessoas” – comentou uma das noras, Nathalia Brasil.

O alegretense deixou esposa, 15 filhos, netos e bisnetos. As últimas homenagens estão acontecendo na Funerária Angelus na rua Daltro Filho e o sepultamento será às 10h deste domingo no Cemitério Público Municipal de Alegrete.

 

Um pouco mais sobre a história

A linha entre Uruguaiana e Alegrete estava praticamente pronta em 1897, operada pelo empreiteiro Carlos Alegre. Tendo ele morrido em 1899, a Great Southern Ry., que tinha a concessão da linha Barra do Quaraim-Uruguaiana-Itaqui, passou a operar a linha provisória. Nessa época, não existia a ligação entre Cacequi, ponto final da E. F. Porto Alegre-Uruguaiana, e Alegrete. A linha ia até um ponto chamado Carvoracy, nas vizinhanças da cidade, e em 1902, na parte norte da mesma, já existiria a primitiva estação de Alegrete. A data de 1907 é considerada como a da inauguração da estação.

A ligação Cacequi-Alegrete somente foi concluída em 1912, quando mudaram a estação de local e a inauguraram no ponto atual.

No início dos anos 1930 começou a construção de um prédio novo para a estação, no mesmo local da anterior. Em 1934, ele foi entregue e é o atual.

Os trens de passageiros da linha Porto Alegre-Uruguaiana pararam em 02/02/1996. A estação chegou a ser utilizada pela ALL e, com a compra desta pela Rumo, passou a ser usada por esta em 2015 até ser fechada pouco tempo depois.

 

Flaviane Antolini Favero