Os interessados nas 9,5 mil vagas disponíveis devem se inscrever pelo site da Secretaria da Educação (Seduc).
Para acessar as vagas disponíveis, basta clicar na aba Serviços e Informações e entrar no ícone Chamada Pública Escolar. Depois, selecione a opção Realização de pré-matrícula e inscrição. As orientações, o link para se inscrever e os editais dos cursos estarão disponíveis.
A Educação Profissional da Rede Estadual possui 157 escolas por todo o Rio Grande do Sul – dentre elas, 25 técnicas agrícolas e duas de agronegócios. Atualmente, são ofertados 63 cursos técnicos de nível médio para mais de 25 mil estudantes.
Entre 1º e 4 de julho ocorrerá o sorteio ou a prova, conforme o edital da escola estadual pretendida pelo estudante. O sorteio ocorre nos casos em que o número de inscritos é maior do que o de vagas disponíveis em uma determinada instituição de ensino.
De 17 a 21 de julho será feita a efetivação da matrícula de forma presencial nas instituições de ensino. Por último, em 1º de agosto, começam as aulas do segundo semestre.
Veja o que alguns alegretenses fazem no Janeiro Branco para manter a saúde emocional
Os eixos tecnológicos dos cursos são divididos em 11 áreas do conhecimento: Ambiente e Saúde; Segurança; Controle e Processos Industriais; Gestão de Negócios; Turismo, Hospitalidade e Lazer; Informação e Comunicação; Infraestrutura; Produção Alimentícia; Produção Cultural e Design; Produção Industrial e Recursos Naturais.
Os cursos podem ser desenvolvidos nas formas articulada e subsequente ao Ensino Médio, com a possibilidade de a primeira ser integrada ou concomitante a essa etapa da Educação Básica – ou seja, o aluno pode ingressar em um curso técnico quando concluir o Ensino Fundamental (Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio), enquanto cursa o Ensino Médio (concomitante ao Ensino Médio) ou após a conclusão do Ensino Médio (subsequente).
Lista completa dos cursos técnicos
Cronograma completo
- 10 a 25 de junho: período de inscrições
- 1º a 4 de julho: sorteio ou prova
- 17 a 21 de julho: matrícula presencial
- 1º de agosto: início das aulas