Médica peruana que atua na ESF Prado reforça campanha para doação de alimentos

A pandemia do coronavírus que parou o Planeta, não impede que os que não podem deixar as suas atividades como a médica de família, Maria Del Carmem Conejo La Torre, que atua na ESF Prado, tenha a iniciativa de fazer além de sua missão.

Sabendo que a situação pode se arrastar e que há muitas famílias em vulnerabilidade, assim como os autônomos que sofrem com a falta de alimentos, a médica peruana que integra os Mais Médicos (o programa já expirou e atua por contrato) iniciou uma campanha solicitando doação de alimentos.

A técnica auxiliar em saúde bucal da ESF, Graça Balbiano, diz que os alimentos podem ser entregues em qualquer unidade de saúde. de Alegrete. – A situação em que o mundo está, pelo problema de saúde que vai mais longe da saúde exclusivamente, temos muitas pessoas frágeis , para as quais pedimos que fiquem em casa mesmo sem saber se tem algo para comer, então pensamos em conjunto , esposo, família, equipe de saúde, que além da assistência médica a gente pode fazer mais”.

A médica diz que para se recuperar desta situação somente vai ser possível mediante a solidariedade, e enquanto os governos garantem os subsídios e rendas para ajudar famílias, processos que sabemos que, às vezes, são demorados pelos passos burocráticos que tem que atravessar, temos que fazer algo”.

Ela coloca que a equipe de saúde pública da cidade decidiu manter a solicitação das pessoas ficar em casa, por ser este o melhor método de contaminação mais lenta do vírus, e assim, menos superlotação e falência do sistema de saúde.  Então, o pedido vai acompanhado de uma cesta básica que garante que as pessoas que não podem sair para trabalhar por serem autônomos ou desempregados ou sem nenhum benefício social possam ficar em casa sem passar fome.

-Este evento catastrófico tem nos ensinado muitas coisas e o mais importante é que tem ressaltado a parte mais humana e solidária de todos nós, “pois é triste ver as brigas e discussões por pontos de vista diferentes, são coisas que desgastam, temos todos que nos dar de conta que esta guerra é com inimigo em comum – o VÍRUS – e que a única forma de seguir em frente é UNIDOS. Ficamos grata por todos que aderirem à campanha”, salienta Dra Maria Del Carmem.

Vera Soares Pedroso