Medicamento para casos leves de Covid-19 será distribuído pelo SUS

Conforme o Ministério da Saúde, o Sistema Único de Saúde (SUS) deve contar com uma nova forma de tratamento contra a Covid-19 até o final do ano.

Covid -19
Covid -19

Na sexta-feira (6), a pasta publicou, no Diário Oficial da União, a incorporação de um medicamento composto pelos antivirais Nirmatrelvir e Ritonavir, indicado para o tratamento de pacientes com quadro leves a moderados da Covid-19 e alto risco de complicações.

A recomendação foi feita pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec). Após a publicação do documento na sexta-feira, o Ministério da Saúde tem 180 dias para disponibilizar a tecnologia na rede pública.

O velho golpe do nudes ainda faz vítimas

No mês passado a pasta incorporou o medicamento baricitinibe para casos graves da doença.

O medicamento será administrado por via oral, sendo indicado para pacientes com coronavírus leve a moderado, não hospitalizados, que apresentam elevado risco de complicações e sem necessidade de uso de oxigênio suplementar. Os primeiros contemplados serão pacientes adultos imunocomprometidos ou com idade igual ou superior a 65 anos. O tratamento só deve ser utilizado em caso de teste positivo para Covid-19 e em até cinco dias após início dos sintomas.

O novo medicamento é resultante da combinação do Nirmatrelvir e do Ritonavir, dois antivirais utilizados em conjunto para o tratamento da SARS-CoV-2. O primeiro é uma molécula inibidora de uma importante enzima do SARS-CoV-2 e impede que o vírus se prolifere, tendo, assim, uma potente atividade contra o vírus da doença.

Assassino de comerciante idoso é condenado, a mais de 50 anos de prisão, três meses após o crime

Já o Ritonavir, inibe a ação de uma enzima que degrada o Nirmatrelvir, colaborando para que o composto fique por mais tempo disponível na corrente sanguínea, o que potencializa a sua ação.

Foto: Reprodução

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários