Com uma longa carreira política, Leoni marcou presença em diversos cargos públicos, sendo eleita vereadora por três mandatos, de 1993 a 2000 e novamente em 2016. Além disso, ocupou a posição de vice-prefeita do município por dois mandatos, entre 2001 e 2008.
Homem suspeito pelo assassinato de mulher foi preso por determinação da justiça
Leoni foi uma figura destacada no cenário político local, sendo reconhecida como uma grande líder do Partido Progressista (PP) em Alegrete. Sua contribuição para a comunidade vai além das atribuições de seu cargo, abrangendo uma série de ações sociais que marcaram sua trajetória na vida pública.
A amiga próxima, Carmen Carvalho, expressou suas palavras de despedida, destacando o papel humano desempenhado por Leoni. “Cumpriu com excelência teu papel de humano aqui na terra, deixaste teu legado de amor, empatia, bondade, humanismo e amor. Deus me oportunizou a te dizer em vida toda minha gratidão por muitas coisas que tu fez por mim”, afirmou.
O vereador Luciano Belmonte também se pronunciou sobre a perda, descrevendo o dia como muito triste para a política alegretense. Belmonte evidencia a relevância de Leoni no contexto político local, reconhecendo seu papel e influência na comunidade.
Em Portugal, um paranaense apaixonado pelo Rio Grande, mateia com a Rádio Nativa de Alegrete
A trajetória de Leoni Fagundes Caldeira deixa um legado de comprometimento e dedicação à vida pública em Alegrete. Sua ausência será sentida não apenas pelos colegas de trabalho, mas por toda a população que reconhece sua contribuição para o desenvolvimento da cidade. O momento é de reflexão e homenagem à vida e obra de uma mulher que dedicou grande parte de sua vida ao serviço público. Ela e sua família não media esforços para ajudar a comunidade nos mais momentos mais difíceis.
“Hoje, lamentamos a perda de uma figura extraordinária e querida, Leoni Caldeira. Sua influência no campo político foi fundamental no início da minha jornada no PP, deixando um legado marcante. A paixão e sabedoria de Leoni serão eternamente lembradas como inspiração para todos nós”- destacou Lucio do Prado.
Já o deputado Frederico Antunes deixou a seguinte mensagem: é com muito pesar que recebo a notícia do falecimento da vereadora Leoni Caldeira, ex-vice-prefeita do Alegrete e uma pessoa muito querida por todos os que com ela conviveram. Aos familiares e amigos, minha solidariedade neste momento de dor e luto.
Outubro Rosa| Uma família marcada pelo estigma do câncer
-Foi com muito pesar que recebi essa notícia hoje pela manhã, perdemos uma companheira fiel, mulher de fibra, que deixou um legado de solidariedade e amor ao próximo, destaca Vanda Dorneles. – Me criei na Vila Nova vendo a Leoni e a família dela atendendo a todos que precisavam, como política e mulher nos deixou um grande exemplo a ser seguido.
Em poucas palavras resumo: Alegrete perde uma grande mulher e o céu ganha uma grande estrela – complementa.
“O Progressistas e a comunidade Alegretense choram a partida dessa grande mulher. É uma dor compartilhada. Leoni cumpriu lindamente a sua missão, nos deixa um legado na política e fora da política. Um ser humano com um coração gigante, sensível, generosa com um olhar voltado as pessoas mais necessitadas. A empatia foi a sua marca . Minha amiga querida, minha madrinha política que me convidou para me filiar no partido Progressistas , abonou a minha ficha, me acolheu e me ensinou muito sobre política . Minha querida mestra, faça a sua passagem com muita luz e serenidade. Nos aqui, focaremos com as lembranças e ensinamentos. Descansa em paz”- escreveu a presidente do PP em Alegrete Miriam Ost Suhre.
Leoni enfrentava problemas de saúde e não resistiu a complicações. Ela faleceu em casa.
As últimas homenagens serão realizadas na Funerária Angelos, na rua Daltro Filho, 220. O sepultamento será nesta segunda-feira(18), às 16h30, no Cemitério Público Municipal.