E isso se resumiu numa noite pra lá de mágica. Pela primeira vez, nos 193 anos do município, uma abertura natalina com o Papai Noel descendo a torre da centenária Igreja Matriz. O diferencial, somado a iluminada praça central cativou centenas de pessoas que se aglomeram em frente a igreja da cidade.
Leia mais: Artesanato, gastronomia e cultura no Brique de Natal na Praça Getúlio Vargas
Muitas crianças esperavam com curiosidade a chegada do Bom Velhinho. O espaço em frente a igreja lotou e à medida que a noite avançava a ansiedade tomava conta da multidão.
O Natal Iluminado 2024, teve seu ápice na noite de sábado (14), com o Espetáculo Gaúcho de Natal. Minutos antes das 20h30min, o apresentador João Batista Favero Marques, deu início a cerimônia.
Uma enorme bandeira do RS projetada na parede da igreja reafirma o sentimento da cidade mais gaúcha. O secretário de desenvolvimento econômico Fernando Lucas antecipou a expectativa. “Tudo pronto, promessa de um baita espetáculo”, destacou.
Leia mais: Caso Jardel Nunes: oito meses depois a família continua sem respostas para seu desaparecimento
O Natal Gaúcho das Crianças com um elenco infanto-juvenil do DTG Juventude, concepção e direção de Rinalto Souto do RS Expressões da Arte. A peça foi crada em 2015 e apresentada pela primeira vez em Guaíba, e abriu o espetáculo natalino.
A encenação do Natal Gaúcho encerrou com sincronia com a descida de rapel do Papai Noel na torre da igreja. Ovacionado, ele apareceu no alto da Matriz. Um momento único, inédito na cidade.
Sob aplausos, ele acenava das alturas e lá em baixo o Coral Alegrete se posicionou na frente da igreja. Mas foi a criançada que se encarregou de dar as boas vindas. No palco o prefeito Márcio Fonseca do Amaral, ao lado do seu vice Jesse Trindade e do secretário de educação, cultura e lazer Rodrigo Guterres com a chave da cidade aguardavam o Papai Noel para dar oficialmente a largada nas festividades natalinas. O prefeito destacou a organização da festa, agradeceu à todos, desejou Feliz Natal para comunidade e disse que Alegrete pode muito mais.
O Papai Noel invadiu o palco acompanhado pela Mamãe Noel e recebeu a chave da 3ª Capital Farroupilha.
Logo em seguida, a dupla de Noel se dirigiu a casa, no chalé do Centro de Atendimento ao Turista. Fila gigantesca para tradicional foto se formou. Crianças e adultos queriam registrar o momento.
No palco principal a Banda Rota 290 ensaiava os primeiros acordes para o show de encerramento da noite de sábado.
Para domingo (15), às 19h tem Shana Muller com o Canto de América e às 21h30min, sobe ao palco Temperado a Gaitaço, encerrando o fim de semana que antecede o Natal 2024.
Leia mais: Marquês de Alegrete homenageia os 70 anos da escola no espetáculo de fim de ano