Reabertura do comércio será decidida nesta segunda-feira

Na manhã de domingo(29), durante o programa Festival da Trinca, com radialista Giovane Morais, novamente foi realizada uma entrevista com o Prefeito Márcio Amaral. Por telefone, o gestor municipal respondeu sobre o quadro atual do Município relacionado à pandemia do coronavírus e sobre a possibilidade da reabertura do comércio nesta semana.

No início da sua fala, o prefeito destacou o saldo positivo em não ter nenhum caso confirmado em Alegrete. Apesar de ser ciente que em algum momento o vírus vai chegar na cidade, mas se for de forma em que não haja um contágio em massa isso não terá uma superlotação e um colapso na saúde pública. Atualmente, a Santa Casa disponibiliza de 18 respiradores para casos graves da Covid-19. Márcio Amaral falou ainda sobre os kits de testes rápidos, porém, o diagnóstico somente é satisfatório para paciente que estejam infectados de cinco a seis dias. O Prefeito comentou que já houve a solicitação dos kits, que se não tivesse um custo elevado, mais de 3 mil reais cada(com 25), seria um grande avanço para testar o maior número de pessoas e, assim ter um parâmetro mais correto sobre o vírus na cidade. Como em muitas pessoas, ele é assintomático, o pedido para que não haja aglomeração é exatamente para evitar o contágio em massa. ” Precisamos sim, retomar a economia, mas ainda é o momento de manter a quarentena” – segundo falou o Ministro da Saúde, citou o Prefeito.

O prazo para o resultado do teste da idosa, se mantiver o mesmo tempo que o último, deve demorar cerca de uma semana devido à demanda do laboratório Lacen. Referente às decisões, o gestor municipal destacou a importância de todos os envolvidos como a Secretaria de Saúde, classe médica e também o contato com outros prefeitos da região, além das decisões do Governo do Estado, pois há milhares de vidas em risco.

Quando questionado sobre a fiscalização nas entradas e saídas da cidade, o prefeito explicou que esse é um debate que está acontecendo com o Comandante da Guarnição Militar de Alegrete. Ele vê como um ponto positivo, não para proibir a entrada e saída, mas para compreender quem são as pessoas que estão chegando e se há sintomas. Também falou sobre campanhas solidárias que estão sendo realizadas para auxiliar às famílias, assim como a que está sendo lançada nesta segunda-feira pela Nativa FM, Portal Alegrete Tudo, Secretaria de Assistência Social, UABA e supermercados.

Já a abertura de bancos e lotéricas, Márcio citou que ainda devem permanecer fechados devido à aglomeração de pessoas nestes locais. Mas comentou que houve um acordo com as agências para que tenha pessoas disponíveis para auxiliar àqueles que não tenham cartão e precisem receber o benefício. Para finalizar, ele destacou que a abertura do comércio nesta semana, vai depender da reunião que está marcada para esta segunda-feira com Secretaria de Saúde, médicos, sindicatos e demais lideranças.

Alegrete registra o quarto caso suspeito de coronavírus. Os outros três foram descartados. Até o momento, o Prefeito Márcio Amaral já emitiu cinco Decretos.

O Rio Grande do Sul tinha confirmado, até a noite deste domingo (29), 239 casos de coronavírus. No Brasil, até a tarde deste domingo, foram registrados 4.256 casos e 136 mortes por coronavírus, conforme levantamento do Ministério da Saúde.