Retorno de PMs para o Interior do Estado começa na terça-feira

Cerca de 1,6 mil PMs foram deslocados no final de maio para compor duas unidades criadas exclusivamente para trabalhar durante a Copa

pms

Está previsto para começar nesta terça-feira o retorno ao Interior de parte do efetivo da Brigada Militar (BM) recrutado para reforçar o policiamento da Capital durante a Copa.

A corporação evita divulgar números, mas a primeira desmobilização no efetivo deve abranger mil policiais. Até o fim do Mundial, devem permanecer em Porto Alegre outros 600 homens vindos de outras cidades.

Cerca de 1,6 mil PMs foram deslocados no final de maio para compor duas unidades criadas exclusivamente para trabalhar durante a competição, o Batalhão Copa e o Batalhão Especial de Pronto Emprego (Bepe). O efetivo, somado, é de 2,7 mil policiais — 1,6 mil do Interior e os demais lotados na Capital.

Dividido em nove pelotões, o Batalhão Copa foi escalado para o patrulhamento ostensivo nas ruas e também em apoio aos seguranças particulares contratados pela Fifa que trabalham no Beira-Rio em dias de jogos. O Bepe atua na proteção de seleções, nos centros de treinamento e também está de prontidão para agir em eventuais manifestações populares.

Procurado por Zero Hora, o subcomandante-geral da BM, coronel Silanus Mello, evitou falar sobre o assunto, destacando que a corporação tem feito um excelente trabalho na Capital e não ocorreram problemas no Interior.

— Vamos fazer uma avaliação e depois decidiremos essa questão. Não divulgamos o número que veio e poderemos não revelar o número que está retornando — disse Silanus.

Conforme a assessoria de comunicação da Secretaria de Segurança Pública (SSP), as informações são mantidas em sigilo por questões estratégicas.

No dia de Argentina 3 x 2 Nigéria, o Bepe esteve em peso na área de isolamento no entorno do estádio para evitar que o local fosse invadido por torcedores sem ingressos. Parte do Bepe é formado por três BOEs, os batalhões de operações especiais de Porto Alegre, de Santa Maria e de Passo Fundo — são dessas duas unidades do Interior os 600 homens que deverão permanecer na Capital.

Eles auxiliarão o policiamento em dias de eventos na área da fan fest até 13 de julho, data da final da Copa, e também em operações especiais. A confirmação dos números de PMs e das tarefas ainda depende de decisões do comando da BM em conjunto com a secretaria.

Fonte: Zero Hora