Rotas do Pampa e grandes eventos vão impulsionar o turismo em Alegrete

No ano foram abertas 1.043 inscrições municipais, dentre as quais os MEIS representam cerca de 52%.

Em uma entrevista com a secretária de Desenvolvimento e Turismo, Caroline Figueiredo, ela destaca a chegada de grandes empreendimentos e a confirmação de outros que já manifestaram interesse em investir. Isso gera um futuro promissor na área de turismo, que já está impulsionando a economia local com significativos avanços.

O número de empreendimentos representa o segundo maior desde 2017, totalizando 1.891 em 2022. Atualmente, há 7.550 inscrições ativas no município. Além disso, pelo segundo ano consecutivo, a cidade ostenta o maior PIB agrícola do Estado. Com a economia principal fortalecida, outros setores, especialmente o comércio e serviços, o maior empregador e representante do maior número de atividades econômicas, também são impulsionados.

Alegrete tem mantido um saldo positivo no Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). O ano foi desafiador, mas a Sedetur, por meio de seus departamentos e diretorias, obteve conquistas significativas.

Uma cena comovente em meio ao desfile deste 20 de Setembro

A Casa do Empreendedor, ponto crucial para todos os empreendimentos, conquistou pela segunda vez a maior certificação do programa da Fundação Nacional de Qualidade e Sebrae.

Em 2023, apenas cinco municípios, dos 23 na região fronteira e campanha, conquistaram a certificação, simbolizando eficiência, qualidade e desburocratização para a abertura de novos negócios. Seguindo a bandeira do atual governo, Alegrete mantém o melhor tempo para abertura de empresas, menos de 8 horas, e se prepara para a implantação do Tudo Fácil Empresas, reduzindo esse tempo para cerca de 15 minutos e aumentando a eficiência de protocolos e processos, que serão online e integrados.

A Diretoria de Inovação e Tecnologia encerrou suas atividades com um balanço muito positivo, especialmente em relação ao Expedita Alegrete Cidade Inovadora, que promoveu diversos eventos e projetos impactantes, propiciando o surgimento de novas startups e acelerando outras.

Por meio de parcerias entre a Fundação Maronna, o Pampatec, Unipampa e a Prefeitura, três projetos foram aprovados no Edital Inova Agro da SICT, com a conquista de mais de 5 milhões para investimento em pesquisa.

Pelo segundo ano consecutivo, Alegrete participou como expositor da Mercopar, em Caxias do Sul, a maior feira de inovação e tecnologia industrial da América Latina, fortalecendo o trabalho desenvolvido na cidade, tornando-a referência na região. Houve também participação na South Summit, na Capital dos Gaúchos, por meio do Pampatec.

Nathália Barcelos, rainha do Carnaval deste ano, em entrevista ao PAT em 2015, já sonhava com esse momento

A Diretoria de Emprego e Renda destaca ações como o projeto de Artesanato Regional, o Integrador e o I Feirão de Empregos e Profissões.

A Diretoria de Turismo encerrou o ano com um posicionamento relevante da cidade como destino turístico na região da Campanha e Fronteira Oeste, com o lançamento de produtos por meio da capacitação de empreendedores locais.

Pelo primeiro ano do Festuris, principal feira do setor na América do Sul, Alegrete esteve na cidade de Gramado.

Tudo isso enquanto se prepara para a realização do II Festival Estadual da Linguiça Campeira, agendado de 22 a 24 de março. Em março de 2023, o município protagonizou a primeira edição com grandes conquistas socioeconômicas e turísticas para a cidade.

De acordo com dados da Secretaria de Agricultura, houve um aumento de 2% na produção e consequente venda da linguiça, impulsionando o setor para novos horizontes. O destaque dado a outros produtos da agroindústria local, como azeite de oliva e laticínios, também foi significativo.

Outra missão para a qual a gestão municipal, especialmente a equipe da Sedetur, se prepara é o evento da Chama Crioula do RS em agosto próximo.

Os setores de fiscalização merecem destaque pelo trabalho orientador que exercem em suas funções, sempre com a preocupação de auxiliar os empreendimentos e a comunidade com as informações necessárias, além do devido cumprimento das atribuições que exigem fiscalização quando necessário.

O Procon, importante órgão que atua junto à Secretaria, igualmente se destaca pelos muitos projetos realizados, especialmente o “Olho na Validade”, o “Feirão Limpa Nome” e demais ações orientadoras e de fiscalização.

Morre um dos baleados na madrugada deste sábado em Alegrete

O ano que se encerrou trouxe um cenário real com foco no turismo rural, visando transformar Alegrete em uma cidade turística com atrativos diversos. A realização de uma etapa final do Campeonato Brasileiro de Velocross e o Fórum de Turismo capacitam o município a desenvolver projetos na área.

Para a Secretaria, o ano de 2024 será promissor, com grandes avanços no turismo, explorando melhor as potencialidades da 3ª Capital Farroupilha.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários