Secretaria do Meio Ambiente assume a coleta e demais etapas de gestão do lixo na cidade

Secretaria de Meio Ambiente será responsável pela gestão dos resíduos sólidos em Alegrete.

O serviço de coleta, antes realizado pela Secretaria de Infraestrutura, passará para a Secretaria de Meio Ambiente, após proposta aprovada pela Câmara de Vereadores.

A gestão de resíduos pode ser entendida como uma série de ações que envolvem as etapas de coleta, transporte, tratamento, destinação e disposição final ambientalmente adequada dos resíduos sólidos. Envolve, também, o reaproveitamento e a reciclagem dos resíduos, bem como reduzir a produção dos rejeitos, que são os materiais que não apresentam viabilidade técnica e econômica para serem reciclados.

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A secretária de Meio Ambiente, Gabriella Segabinazi, ressalta que a Prefeitura trabalha para que a gestão de resíduos sólidos se junte aos objetivos maiores da administração. O sistema corresponde a uma estrutura a ser consolidada a partir do mapeamento, planejamento e execução de todas as responsabilidades públicas municipais pertinentes à gestão de resíduos sólidos, tanto no âmbito da coleta e destinação de resíduos quanto nas de licenciamento e fiscalização.

O secretário de Infraestrutura, Mario Rivelino, considera que o diagnóstico do que se faz hoje em termos da gestão dos resíduos sólidos certamente se constitui no projeto de futuro que a esmagadora maioria dos municípios traçará em seus respectivos planos. Todavia, diferentemente de uma posição definitiva, de acomodação, Alegrete reconhece os desafios que darão origem a uma gestão ainda mais qualificada.

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