Servidores federais fazem manifestação em Uruguaiana

Mobilização exige a chamada Indenização de Fronteira

uri

Uma manifestação de servidores federais foi realizada por duas horas no final da manhã desta quinta-feira na cabeceira da Ponte Internacional de Uruguaiana, na fronteira com Paso de Los Libres, na Argentina. A mobilização envolveu policiais federais, policiais rodoviários federais e auditores federais que exigem a implantação da chamada Indenização de Fronteira, criada pela lei nº 12.855, de 3 de setembro de 2013. Com faixas e cartazes, os manifestantes distribuíram panfletos alertando a população.

O presidente do Sindicato dos Policiais Federais do Rio Grande do Sul (SINPEF/RS), Ubiratan Antunes Sanderson, explicou que as categorias aguardam desde 2013 o cumprimento da lei que determina o pagamento mensal em torno de R$ 90,00 aos servidores da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Receita Federal que atuam na região de fronteira.

“Trata-se de um estímulo para atuar na região”, observou, advertindo que o desânimo e instabilidade tomaram conta das categorias. No Rio Grande do Sul existem nove delegacias na fronteira com Argentina e Uruguai. Ubiratan Antunes Sanderson lembrou que o desestímulo aumenta também o déficit de pessoal na fronteira. Em Uruguaiana, citou como exemplo, existem 40 policiais federais quando deveriam ser 80.

Fonte: Correio do Povo