Sexta-feira 13 de lua nova: azar ou superstição

Há uma tradição, principalmente na cultura ocidental, que associa o número 13 e também a sexta-feira ao azar. Por isso, o dia 13, quando cai na sexta-feira, é considerado um dia de infortúnio, e os mais supersticiosos evitam alguns hábitos. No entanto, a origem do medo que algumas pessoas têm da sexta-feira 13 é desconhecida.

 

Existem algumas versões que justificam a má fama da data, uma delas ligada ao cristianismo. Em sua última ceia, que aconteceu em uma quinta-feira, Jesus teria se reunido com seus 12 discípulos, totalizando 13 pessoas na refeição. Entre eles, estava Judas, o traidor. Jesus morreu no dia seguinte, uma sexta-feira.

Juiz Eleitoral alerta para o uso irregular de carros de som nesta eleição

A tradição cristã ainda une o fato de seu líder ter morrido em uma sexta-feira ao fato de o livro do Apocalipse apontar o número 13 como a marca da besta, do anticristo. A imperfeição do número 13 também está ligada às inúmeras referências ao número 12 na Bíblia (12 tribos de Israel e 12 discípulos), sendo assim, o número 13 destoaria do projeto de Deus.

 

Alegretense se recupera de transplante de medula, doada pela irmã, pede ajuda da comunidade

Porém, na atualidade ninguém acredita  que dia 13, quando cai em um sexta- feira possa se relacionada ao azar. Os mais religiosos acreditam que com fé, determinação e boas atitudes, não existe essa de azar. Isso não passa de superstição disse um serviço público.

Com infomações  Infoescola