Transporte para o IFFar: mais um dia de protesto e interrupção da Ponte

Na manhã de terça-feira(16), a Direção do Campus apoiou a mobilização dos alunos e pais do IFFar-Alegrete em manifestações próximo à Ponte Borges de Medeiros e em frente à Prefeitura na Praça Getúlio Vargas, centro.

Durante a manhã(16), ocorreu o fechamento parcial da ponte Borges de Medeiros, reunião com o Prefeito Márcio Amaral, protestos em frente à Prefeitura e caminhada no centro da cidade até a Câmara de Vereadores, onde foi realizada uma reunião entre todos os presentes.

Sobrevivente de tentativa de feminicídio: “o amor da minha vida quis me matar”

Contudo, apesar das mobilizações segue o problema: o transporte insuficiente para todos os alunos.

Sendo assim, pais, alunos, coordenação do Sinasefe, Direção do IFFar e servidores presentes, resolveram seguir a mobilização e, nesta quarta- feira(17), dede às 7h, na Praça dos Patinhos, o grupo realizou uma concentração e, posteriormente, por alguns minutos trancaram a ponte Borges de Medeiros. Eles liberam a cada cinco minutos, contudo, o congestionamento está muito extenso chegando próximo ao Jockey Club. Ainda não tem previsão do período em que eles vão permanecer na Ponte.

Ato heroico, descrevem amigos e familiares de alegretense que morreu durante temporal em Porto Alegre

“Um dos caminhos para a solução está no subsídio que a prefeitura pode conceder, conforme previsto em legislação municipal. A Lei nº 6224 de 27/01/2020, que dispõe sobre o transporte público de passageiros do município de Alegrete, traz no Art. 1° que o transporte deve ser acessível a toda população, o que não está ocorrendo. No Art. 40°, inciso IV, tem-se que as tarifas poderão ser subsidiadas para a utilização de estudantes de rede oficial de ensino.” destacou a direção do IFFar.

A oferta de duas linhas especiais com valor da passagem de R$ 8,50 é algo que os pais e direção do IFFar ponderam que fica inviável. Atualmente, a passagem é de R$ 2,10.

O Prefeito Márcio Amaral, destacou desde o início que estão discutido com todos os envolvidos na busca de uma solução que contemple a necessidade dos alunos, mas que não venha inviabilizar o transporte coletivo urbano pra toda a população de Alegrete. Por enquanto, estão mantidas as linhas atuais, nos mesmos moldes.

Os vereadores Anilton Oliveira e Fábio Bocão estão apoiando a manifestação.

Se inscrever
Notificar de
guest

1 Comentário
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Mateus volpato

Acredito que não seja fácil ficar sem transporte até para estudar, mas este povo que está protestando tem que intender que todo mundo tem o direito de ir e vir, ficar trancando a ponte no horário de pico não e legal.
O lugar certo para eles irem protestar seria a prefeitura e lá que está o problema do transporte.