
E os “chefes” Luis Tâmbara e o auxiliar Joel prepararam esta iguaria da culinária gaúcha, especialmente para o PAT. Luis acostumado fazer o conhecido arroz de gringo, resolveu adaptar o prato para concorrer no Festival.- A pedido da Cristiane Tâmbara, uns 30 dias, antes, comecei a testar novos ingredientes para apresentar o risoto com linguiça. Ele usa a linguiça mista tradicional da agroindústria Tâmbara que fica no bairro Inês.
Leia Mais: Alegretense é chefe de departamento criativo em empresa localizada no Vale do Silício
Receita
- uma cebola e meia picada
- dois dentes de alho
- 800 gramas de linguiça
- meio quilo de abóbora cabutiá
- meio quilo de arroz arboreo
- duas colheres de requeijão
- queijo parmesão
- uma taça de vinho branco
- caldo de legumes
Primeiro se refoga a cebola com o alho até ficarem bem desmanchados. Depois se acrescenta a linguiça sem pele e deixa fritar um pouco, sempre mexendo. Na sequência, se coloca um pouco de caldo de legumes a (a gosto), feito anteriormente, e continua mexendo. Logo, na sequência, entra 200ml de vinho branco em que se deve misturar ao que já está na panela, mexendo até evaporar o álcool. Está na hora de por o meio quilo de arroz arbóreo. Neste momento, diz o “chefe” Luis, não se pode parar de mexer. Acrescente o queijo ralado e o requeijão. Chega a hora de adicionar o purê de abóbora, o que dá cor ao risoto. mexendo até ficar pronto.
Pronto, e só servir, decorar o prato a gosto e saborear o risoto de linguiça campeão do I Festival da Linguiça Campeira da Agroindústria Tâmbara de Alegrete.

