A visita teve como foco a exploração de uma lavoura de arroz na região, sendo viabilizada por meio de contatos estabelecidos com o Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA), que facilitou a chegada do grupo à Fronteira-Oeste.
Durante a estadia no município, os estudantes de Agronomia da Esalq realizaram um encontro com o Presidente da Associação dos Arrozeiros de Alegrete, Gustavo Thompson Flotes, e o diretor da entidade, Gilberto Pilecco. Nessa oportunidade, foram discutidos temas relacionados à logística, estratégias mercadológicas, e ao mapa de produção orizícola do Rio Grande do Sul e do Mercosul.
Réu acusado de tentativa de homicídio foi absolvido, mas condenado por outro crime
Além da busca por informações e conhecimento técnico específicos da área, os acadêmicos, representantes de uma das faculdades mais tradicionais do Brasil, tiveram a oportunidade de trocar ideias sobre diversos aspectos do agronegócio. O grupo abordou questões relacionadas a logística, estratégias de mercado e a situação da produção de arroz tanto no Rio Grande do Sul quanto em países do Mercosul.
Ao longo do mês de janeiro, esses estudantes percorrerão aproximadamente 7 mil quilômetros como parte do programa de estudos. Antes de Alegrete, o grupo já havia percorrido 3 mil quilômetros, iniciando o programa em Pedro Caballero, no Paraguai, onde tiveram a oportunidade de conhecer lavouras de soja. A jornada continuou passando por diferentes culturas no Paraná e Santa Catarina, incluindo ainda o Uruguai. Na Fronteira-Oeste, os acadêmicos também estiveram em Uruguaiana.
Marido flagra mulher, no celular, mandando fotos íntimas para outro homem
Este é o segundo ano consecutivo em que os estudantes participam desse projeto de extensão. No ano anterior, a jornada de estudos concentrou-se nas regiões do Cerrado, Norte e Nordeste do Brasil. O objetivo central do programa é proporcionar aos acadêmicos uma ampla experiência prática, promovendo a troca de conhecimentos e o contato com a diversidade do agronegócio brasileiro. O intuito final é formar profissionais com uma visão global e abrangente de suas futuras atividades profissionais.