Alegretense faz pesquisa de mestrado em culinária campeira na região

A alegretense Loize Aurélio Aguiar, formada em Comunicação Social - habilitação em relações públicas pela PUC/RS, especialista em comunicação institucional e mestre em memória social e patrimônio cultural pela UFPEL, voltou à sua cidade para um trabalho de pós-graduação na área de culinária.

Com a pesquisa- conversa do cotidiano da comida campeira com o recorte de pesquisa de campo qualitativa nos municípios de Alegrete e Santana do Livramento. Ele fez palestra na Urcamp por ocasião da Semana do Patrimônio histórico.

O estigma das grades na vida de ex-apenados; o PAT ouviu relatos de quem enfrentou esse desafio

Loize Aurélio Aguiar

A pesquisadora diz que o tema é pertinente no sentido de gerar trabalho gastrônomico e turístico. Loize acredita que a cidade tem que se empoderar mais nesse sentido, saindo do tradicional churrasco e carreteiro. -Tivemos ricos relatos e percebemos a afetividade com a comida campeira, sendo que o mesmo que se faz na zona rural é consumido na área urbana, diz a estudiosa. Dentre os dois municípios ela diz que são 70 situações de comida, entre salgados e doces.

Explica que para ser patrimônio só se alguns pratos forem inventariados e forem atestados pela IPHAN que leva em consideração vários aspectos.

Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários