Amanda Gobus, a engenheira que foi bailarina e hoje transpira criatividade em cores

Natural de Alegrete, Amanda Gobus Lopes, é formada em Engenharia de Software pela Universidade Federal do Pampa. Artista autodidata, aprendeu pintura e desenho naturalmente, quando criança sempre passava horas desenhando, pintando e criando coisas diferentes todos os dias. A criatividade e a curiosidade sempre foram traços bem fortes da sua personalidade. Os pais (Artur Gobus e Adriana Lopes) e a avó paterna (Olga Gobus), sempre foram pilares e incentivaram bastante a seguir a área artística, tanto que por um belo período da vida foi bailarina clássica.

“Mas como tudo na vida, com o passar do tempo fiquei mais voltada para a pintura e arte digital. A parte mais feliz era quando eu ganhava presentes no final do ano, como tintas, folhas, lápis de cor e pinceis”, explica.

Nem sempre é só exaustão emocional; pode ser sinal da Síndrome de Burnout


Amanda participou de feiras como a Da Massa Cultural(2016), em que costumava expor seus
desenhos e obras. Sua primeira exposição solo foi no Cras Norte em 2016, com desenhos e
pinturas de diferentes técnicas e ativa no Brick da Praça expondo pinturas em aquarela. Há mais de oito anos ela participa do projeto de extensão Motus – Movimento Literário Digital como ilustradora do projeto.


Em 2019, participou do Anima Campus com a exposição “A criatividade em cores”. Também no mesmo ano, o projeto Motus se destacou na Categoria Cultura.

Desde 2020, realiza oficinas online e presenciais de pintura e desenho criativo, onde tem a possibilidade de compartilhar seu conhecimento e amor pela pintura com mais pessoas.

Quem poderá ajudar Marcelo encontrar a mãe; ele não a vê há 48 anos

No ano passado, realizou a segunda edição da exposição solo chamada “A poesia por trás dos traços e das cores”.

Atualmente, trabalha como professora e ilustradora digital, desenvolvendo ilustrações e animações 2D para as redes sociais, além de criar tirinhas com humor e criatividade únicos. Recentemente, abriu inscrições para o Clube da Aquarela – Caturritas Mirins, que oferece aulas particulares em grupo no formato de oficinas temáticas para crianças, adolescentes e adultos.

Foi com essa talentosa artista que a reportagem bateu um papo. Confira a entrevista:

Portal: Somos uma cidade do interior com tantas atividades culturais. Como você enxerga esse
movimento no município ?
Alegrete é muito rico em cultura, e quando eu digo isso é me referindo que vai além das raízes tradicionalistas, nós temos bons artistas na literatura, nas artes plásticas, no artesanato, na dança, na música. E as leis de fomento à cultura tem cada vez mais aproximado os artistas e a sua arte da comunidade, o que gera um movimento e através desse movimento podemos ver a transformação se concretizando, claro que a área cultural ainda carece de mais investimento, mas já é um começo.

Portal: Com a pouca iniciativa das forças políticas em relação à cultura, o que falta para a cidade
respirar mais cultura e arte?

Acredito que Alegrete tem que aprender a valorizar mais os artistas, não só quando as pessoas de fora estão dizendo que a pessoa tem talento, mas ter um programa de investimento/incentivo aos artistas seria algo muito importante neste momento. Alegrete poderia se tornar um polo Cultural com diversas manifestações artísticas, e isso sim acredito que traria muito mais turistas.

Terapeuta utiliza o poder das plantas, a espiritualidade e práticas regenerativas para o bem-estar das pessoas


Portal: Tu tens desenvolvido diversos projetos ao alcance da comunidade. Qual é a maior
dificuldade que você já enfrentou para realizar seu trabalho?

A verba para a realização dos projetos geralmente é curta e nem sempre podemos realizar da maneira que sonhamos, logo, muitas vezes temos que adaptar com outros materiais. Mas não deixamos de fazer as ações culturais.

Portal: Tu tens um talento e procura passar para outras pessoas. Como vem sendo desenvolvido
essas atividades e como os interessados podem acessar essas oficinas ?

Atualmente as oficinas gratuitas que eu faço são vinculadas ao projeto de extensão Motusmovimento literário digital da universidade federal do pampa, e algumas das ações do projeto são
voltadas para as escolas e outras para o público externo. A divulgação das ações do projeto são
feitas pelo instagram @unimotus e @amanda_gobus é só ficar de olho. O Clube da Aquarela é o principal foco desse início de 2ª semestre.

O que os participantes podem esperar desse projeto Caturritas Mirins ?

O clube da aquarela surgiu da minha vontade de criar um curso de pintura diferente que tenha como um dos princípios a valorização e a preservação da natureza. O clube da aquarela são oficinas temáticas de pintura e desenho criativo, que são realizadas 2 vezes por mês, aos sábados, a um preço mais acessível. Os participantes podem esperar aulas divertidas e cheias de criatividade, com um lindo passaporte criativo e conquistas adesivas exclusivas.

Portal: Durante todo esse tempo desenvolvendo atividades culturais e artísticas, qual foi o teu maior presente, que muito te orgulhas?

Eu me orgulho de ter tido a possibilidade de fazer a exposição “A poesia por trás dos traços e das cores” em que eu transformei algumas das minhas ilustrações em esculturas gigantes. A mãe natureza com cabelos feitos de crochê foi o principal destaque da exposição.

Portal: Estamos em ano eleitoral. Se tu tivesse que elencar uma demanda aos futuros governantes
da cidade, qual seria ela ?

Essa é uma boa pergunta e é difícil elencar apenas uma demanda, até porque o Alegrete está cheio de demandas na Educação, Saúde, Meio Ambiente, Cultura e outras. Para onde você olhar você encontra as demandas, ao meu ver os futuros governantes vão ter que selecionar e priorizar as demandas.

Fotos: Acervo pessoal

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários