Benites, o mergulhador que salvou vidas e resgatou corpos em rios e barragens, morreu aos 68 anos

O propósito da vida é muito maior que a realização pessoal. A paz de espírito, ou mesmo a felicidade, para muitos é dedicar suas vidas a salvar outras.

Certamente todo esse desprendimento é um “Dom Divino”. Essa descrição define o perfil humano desse homem, para muitos um desconhecido em meio à multidão.

Na noite de sexta-feira(26), faleceu aos 68 anos, Benites Oliveira Gidiel. Ele era um exímio mergulhador e nadador, por esse motivo, foi responsável por salvar inúmeras vidas no Rio Ibirapuitã e barragens, além do resgate de corpos.

A vida por um fio; tentativas de suicídio são frequentemente evitadas

O alegretense sempre falava do seu dom em ficar muitos minutos embaixo d’água, sem nenhum equipamento e, desta forma, ter a dádiva de dar uma segunda chance para incontáveis pessoas, ao serem resgatadas das águas do Rio.

O vizinho e grande amigo Vitor Morais, ressaltou que Benites era um homem de uma honestidade invejável, um grande pai, batalhador, alegre e que sempre dedicou sua vida em prol dos outros.

Muitos o chamavam de abençoado pois, principalmente nas décadas de 80 e 90, em muitos casos de afogamento, em momentos que, até mesmo os Bombeiros tinham alguma dificuldade ele era chamado e, rapidamente conseguia localizar os corpos, quando estavam por um período maior submersos. “Ele tinha uma técnica absurda, conhecia o Rio como poucos – comenta.

Menino de 4 anos tira foto com seus ídolos

Vitor destaca que um familiar foi retirado das águas de uma barragem, após um afogamento, pelo vizinho.

Benites era segurança e trabalhou muitas décadas na empresa Witt Pneus. Ele tinha mais cinco irmãos e teve uma infância difícil, na campanha.

Uma outra peculiaridade, segundo Vitor, é que Benites não era muito fã do tradicionalismo, não tomava chimarrão, contudo, era um amante do sertanejo raiz.

Um talento alegretense que não desiste dos seus sonhos

Devido ao grande número de salvamentos que realizou e o período que ficava sem respirar, ao mergulhar, isso pode ter sido uma das causas de um problema em um dos ouvidos o que resultou na perda da audição. Benites, também, lutou contra um câncer e outros problemas de saúde.

Ele sofreu uma parada cardiorrespiratória em casa, na noite de ontem. A família também está aceitando alguma colaboração para o funeral. Devido aos gastos com a saúde, há puco tempo, Benites havia feito o plano na Angelus, porém, o custo final é de 6 mil reais. Quem puder e desejar colaborar pode fazer pelo Pix da filha Juliana Moura Marques Gidiel – chave: 022.483.080-51.

As últimas homenagens a Benites Oliveira Gidiel, estão acontecendo a cargo da Funerária Angelus, na rua Daltro Filho, 220, Centro. O sepultamento será às 10h, deste sábado(27), no Cemitério Público Municipal, em Alegrete.

Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários