Casinhas literárias: um projeto de incentivo à leitura em Alegrete

O Coletivo Multicultural em parceria com a Biblioteca Pública Mário Quintana, deu início a mais uma ação de disseminação da leitura em Alegrete.

O projeto objetiva facilitar o acesso à leitura, através da disposição de pelo menos 10 casinhas literárias, que serão colocadas em praças de bairros da cidade e também no entorno do Centro Cultural e na praça em frente ao Coletivo.

O projeto está sendo coordenado por Aliriane Almeida (Bibliotecária da Biblioteca Pública Mário Quintana) e Paulo Amaral (Coordenador de programação do Coletivo Multicultural). As primeiras artes estão sendo criadas pelo artista plástico, Leonardo Andrade.

As casinhas literárias conterão livros que podem ser retirados por qualquer pessoa que se interessar. A ideia é que as pessoas que retirarem um livro, não o guardem após a leitura, mas que repassem para outras pessoas ou devolvam para a casinha. Todos os livros serão cadastrados no site do Bookcrossing, projeto realizado desde 2013, tendo Alexandre Alves como o iniciador e incentivador em Alegrete.

 

A Biblioteca Pública Mário Quintana é responsável pelos projetos “Leia Mulheres Alegrete”, “Leitura em Miligramas”, “Projeto Pegue e Leve”, dentre outros. Já o Coletivo responde – juntamente com outras instituições – por projetos como, “Sociedade Literária Rui Neves”, “Noites Poéticas”, “ O Som da Leitura”, “Geloteca Literária”, “Bicicloteca do Bookcrossing”, “Primeiras Páginas”, dentre outros.

Apoiam o Coletivo Multicultural: Pampa Óptica e Relojoaria, CAAl, 23 Pub Bar, CAAl Centro Comercial, Escritório Contábil Pinheiro e Mulazzani, Izolan Calçados,   Loebler  Assessoria, Casa Rezende, Erasmo Guterres Silva, Amanda M. Melo, Maria de Fátima Mulazzani, Alexandre Alderette Alves, Cláudia da Costa Rizzatti, Maria Cristina Graeff Wernz, Fani Tess,  Gilmar Martins, Maiara Trombini,  Virgínia do Rosário, Vagner Souza, Luiz Felipe Schervenski Pereira, Rosane Grisa, Fernanda Broll Carvalho, Paula Patrícia Moura, Espaço Recriar, Cidão Tattoo, Marlove Muniz, Nathalia Lopes e Paulo Antônio Berquó Farias.

Júlio Cesar Santos                                                  Fotos e Fonte: Coletivo Multicultural