Durante sete dias, a cidade de Alegrete se torna a capital da dança, com uma programação repleta de apresentações ao ar livre no largo do Centro Cultural e intervenções artísticas em diversos pontos públicos do município.
Passava das 11 horas da manhã, sob um sol escaldante. Dançarinos, artistas e convidados se reuniram em frente ao Quiosque Ukiosque, onde antigamente funcionava o tradicional quiosque da praça. Foi responsabilidade dos núcleos culturais e da Cia de Dança pelotense Afrô Daniel Amaro dar as boas-vindas ao redor da praça, com muita dança e o ritmo dos tambores.
Fanfarra Maria Pereira Teixeira lamenta morte de integrante que encantou em campeonato em Alegrete
Na comitiva, o diretor de cultura do município Rodrigo Guterres, fazia apresentação do evento e convidava a comunidade a prestigiar a edição deste ano. A mentora, alegretense Maria Waleska Van Helden e Paulo Amaral (Sesc), não escondia a satisfação da concretização do retorno do Dança Alegre Alegrete.
Operação nacional de combate ao abuso sexual infantil resulta em prisão em Alegrete
A dança tomou conta do calçadão Hélio Ricciardi, com bailarinos e artistas em pernas de pau animando o centro comercial de Alegrete. Até mesmo um pequeno congestionamento se formou, proporcionando aos motoristas e pedestres a oportunidade de apreciar a primeira intervenção nas ruas da cidade.
O evento que terá sua abertura oficial a noite (confira programação abaixo), contará com mais de 15 cias de dança, vindas de Porto Alegre, Pelotas, Bagé e São Paulo, além de grupo locais.
Programação de quinta-feira (23):
15h – Oficina: “Da grafia-corpo em cena: a escrevivência como escrita cênica do corpo negro contemporâneo” – Adnã Ionara / SP
Circuito Palco Giratório Sesc.
Local: Centro Cultural Adão Ortiz Houayek
Inscrições no Sesc ou através do whats: 55 984236348
19h30 – Abertura Oficial
Escola de Dança Ballerina / Alegrete
Espetáculo “A Dança dos Orixás” – Cia de Dança Afrô Daniel Amaral / Pelotas