Deputada alegretense Fernanda Melchionna lança livro sobre feminismo

“Tudo isso é feminismo? - uma visão sobre histórias, lutas e mulheres” marca a estreia da bibliotecária, militante e atual deputada federal pelo PSOL do Rio Grande do Sul Fernanda Melchionna (@fernandapsol) no universo do livro.

A partir da experiência de anos da autora em debates sobre gênero, feminismo e políticas públicas nos mais diferentes espaços sociais, culturais e midiáticos, ela dedicou esforços e pesquisas para trabalhar a história de luta por direitos das mulheres sob uma perspectiva classista, histórica e de combate às opressões. Publicada pela Editora de Cultura (@editoradecultura). Parte da Coleção Inquietações Contemporâneas, dirigida pelos acadêmicos Caio Riter e Diego Pautasso, a obra será lançada na Feira do Livro de Porto Alegre/RS, no dia 11 de novembro, sábado, a partir das 19h.

Desbravar a história não contada das mulheres e de suas reivindicações fez parte da trajetória de ativismo da deputada, que agora salta dos discursos em diferentes ambientes sociais, políticos e culturais para o livro impresso, que incluiu aprofundamento de pesquisas e descoberta de novas referências. Estas aparecem no capítulo “Saber mais”, no final do livro, onde Fernanda Melchionna compartilha generosamente suas fontes com os leitores e as leitoras, pois considera seu trabalho um convite para o aprofundamento da sociedade no assunto, um dos mais destacados no mundo com temporâneo.

Javalis em parque da cidade é um alerta para a presença de animais selvagens em área central

“Penso neste livro como uma narrativa que busca desnaturalizar o apagamento das mulheres da História, de suas várias lutas e dos desafios enfrentados em tempos passados. E tem como objetivo ajudar a pensar as lutas do presente e a conquistar novos futuros”, afirma a autora.

A alegretense Fernanda Melchionna saiu do município em 1984, quando se mudou definitivamente para a capital do estado para cursar biblioteconomia na UFRGS. Além de bancária licenciada do Banrisul, chegou a trabalhar em biblioteca escolar e considera este espaço parte essencial do processo de ensino e de aprendizagem. Também é pós-graduada em História do Brasil Contemporâneo. Atualmente, exerce a segunda legislatura como deputada federal, que, em 2022, foi a mulher mais votada em seu estado.

Entre as obras citadas como referências para a escrita do ensaio “Tudo isso é feminismo? – uma visão sobre histórias, lutas e mulheres”, autoras que abordam as questões femininas na teoria e na prática, como a estadunidense bell hooks e a italiana Silvia Federici, ao lado das brasileiras Heloisa Buarque de Holanda, Sueli Carneiro entre outras.

Silenciou uma grande voz do rádio gaúcho

Confira um trecho do livro
“Se as mulheres sentem mais as opressões e explorações de um modelo (capitalista) que tem condenado o futuro da humanidade, também pode nascer de nós um novo caminho. Sem modelos acabados, mas com a convicção de que é a luta que muda a vida e de que a saída é coletiva. Lutem como uma mulher!”

É possível adquirir o livro através do link: http://www.editoradecultura.com.br/titulo_view.php?ID=153

O que: lançamento do livro “Tudo isso é feminismo? Uma visão sobre histórias, lutas e mulheres”.
Quando: 11/11, às 19h
Onde: Feira do Livro de Porto Alegre, na Sessão de Autógrafos

Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários