Escola Eduardo Vargas participa de treinamento sobre a Lei Lucas

A Escola Estadual de Ensino Fundamental Eduardo Vargas passou por um treinamento no último dia 19.

Com o recesso escolar, divididos em duas turmas, todo o quadro de funcionários e professores do educandário receberam um treinamento de capacitação em noções básicas de primeiros socorros.

O técnico em segurança do trabalho, Igor Sidnei Rodrigues Pinheiro, foi o instrutor responsável pelas 4 horas-aulas do treinamento para cada grupo, embasado pela Lei Lucas. De caráter obrigatório, a Lei surgiu em decorrência de uma fatalidade que ocorreu no ano de 2017 com um menino de 10 anos, conhecido como Lucas Begalli, estudante de uma escola particular de Campinas/SP, onde, durante um passeio escolar, sofreu engasgamento com alimento servido, vindo a óbito dois dias depois do ocorrido.

Produtora Martha Santos Louzada, uma mulher à frente do seu tempo

A Lei 13.722, intitulada Lei Lucas, tornou obrigatório o treinamento em primeiros socorros nos estabelecimentos de ensino básico e recreação infantil. O Manual de Primeiros Socorros (SAMU, 2013, p. 2), define primeiros socorros como: “toda intervenção imediata e provisória, feita por pessoas sem conhecimento médico, ainda no local do fato, às vítimas do acidente, mal súbito ou enfermidades agudas e imprevistas até a chegada de recursos especializados, ou remoção da vítima para um Serviço de Atendimento Especializado”.

A Lei nº 13.722, de 4 de outubro de 2018, torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil.

Menina que quer ser policial quando crescer, aborda viatura para tirar foto com PM

E foram justamente essas noções que o profissional em segurança do trabalho ministrou na escola Eduardo Vargas de forma voluntária. “Como podemos evitar acidentes em um ambiente escolar: capacitando os professores e funcionários, a partir de noções básicas de primeiros socorros, e ensinar os alunos sobre prevenção dos acidentes. Você saberia socorrer um aluno engasgado? Com queimadura? Ou que tenha sofrido choque elétrico?”, com essa dinâmica, foi realizado o curso na escola, destaca Igor Pinheiro.

Em Alegrete, a Escola Eduardo Vargas, do diretor Ademir Lopes da Silva, foi pioneira neste tipo de curso. Os treinamentos para demais escolas podem ser agendados, mediante disponibilidade, através do contato 55 9 9942 2908.

Fotos: SOL’SS Segurança e Saúde do Trabalho

Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários