
Na avenida Alexandre Lisboa, um dos pontos tradicionais de comercialização, apenas uma tenda vazia à espera dos hortigranjeiro, frutícolas e olerícolas.
Cavalo invade pista e provoca morte de motorista na BR 290; outros dois idosos ficaram feridos

O espaço nesta época reúne a produção local de cerca de 12 produtores em âmbito municipal. A melancia que está sendo vendida na cidade é trazida de fora.
Segundo Thiago Pedroso, técnico agrícola da Emater em Alegrete, a época adequada de plantio na região conforme o método que alguns utilizam na plantação da melancia é de que a colheita seja realizada no início de dezembro.
Meninos determinados e sonhadores é outro nível
“Normalmente na nossa região o cultivo inicia pela produção de mudas em estufas.Eles produzem as mudas em tubetes ou em potes plásticos e no no início do mês de agosto começam a fazer essas mudas”, explica o profissional.
A partir da metade do mês de setembro, elas são levadas a campo e depende das condições climáticas para se desenvolverem. Pedroso aponta o excesso de chuva como fator prejudicial da produção ter sido afetada. “A baixa insolação, fez com que essas mudas não tivesse um desenvolvimento direito e houve muito ataque de pragas e doenças. Então eles já perderam as mudas no viveiro e quando foram levadas para campo, a melancia assim como a maioria dos frutíferos não tolera o excesso de água na raiz, enfrentou problemas no seu desenvolvimento”, resume o técnico.
Operação Barba Suja apura a prática de abigeato e outros crimes em Alegrete
Conforme Thiago, alguns produtores iriam colher no início de dezembro e acabaram perdendo toda a safra. Num primeiro momento, os outros plantios que foram feitos de semente em setembro também foram perdidos. “Foi muito irregular no nascimento, nascia e morria, outras sementes nem desenvolviam e o produtor tentando fazer um novo plantio a cada quinze dias, ele estava replantando e a chuva retornava até por três dias sucessivos”, relata.
De acordo com o técnico, a produção local é em torno de mil pés plantados, mas a estimativa é de que apenas 100 pés sejam colhidos. Um produtor de melancia da região do Passo Novo ja está em fase de colheita. No Caverá, a produção também foi atrasada em virtude do excesso de chuva e muitas lavouras não terão colheita.

Em contato, com o secretário de agricultura do município Daniel Gindri, a expectativa é de que nesta sexta-feira (22), chegue a primeira carga em Alegrete. Inclusive está confirmado um evento no espaço do feirante, com objetivo de dar início na comercialização da safra dos produtores locais. A oferta de produtos inicia às 8h. Segundo apurado pela reportagem, os produtores devem se instalar na avenida Alexandre Lisboa, até o fim de semana.