

A cidade de Alegrete está representada pelo guarda municipal Antônio Carlos Monteiro. Durante três dias o servidor irá adquirir conhecimentos sobre as atuais diretrizes da categoria.

O evento reúne autoridades, sociedade civil e Guardas Municipais de diversas graduações e de vários Estados, em torno de temas no contexto do aperfeiçoamento e de novas tecnologias na Segurança Pública.
Segurança no litoral norte cresceu na vida, mas ainda quer retornar ao Baita Chão

O encontro, este ano, é realizado no Centro Municipal de Referência em Educação (Cemure). Devido à pandemia, o evento não acontecia há dois anos, tendo o último sido realizado no ano de 2019 na cidade de Niterói-RJ.
Monteiro destaca que diversos assuntos de relevância para a segurança pública estão sendo abordados por renomados palestrantes.

Ao final do evento, uma carta será produzida com base no que foi debatido durante os três dias e apresentada a autoridades de todo o país, inclusive ao Presidente da República. O Estatuto Geral das Guardas Municipais, Lei 13.022/14, teve sua minuta produzida durante o terceiro congresso, por exemplo.
O Comandante Braga, presidente do Conselho Nacional de Guardas Municipais, que coordena as equipes de organização, falou sobre a importância do encontro.
O verde das mudas do Viveiro da Secretaria de Agricultura que pode melhorar nossa vida
“É um evento de integração e de troca de experiências entre Guardas Municipais de todo o Brasil. Ele é de extrema importância para cidade de Natal pois reúne mais de novecentas pessoas em torno de palestras, discussões e de equipamentos e novas tecnologias para que as Guardas Municipais possam aperfeiçoar a segurança pública em seus respectivos municípios”, disse.
“São muitos pontos importantes. Abordamos sobre a guarda municipal trabalhar armada. Outra luta é em relação a aposentadoria especial dos guardas municipais”, comentou o alegretense que estava a caminho do congresso, para mais uma tarde de trabalho, quando atendeu a reportagem do PAT.

“É muito importante a troca de informações de como as outras Guardas trabalham em seus municípios”, observou o servidor municipal, que foi liberado do serviço e está participando do congresso, por conta própria.

“Aqui em Natal, o prefeito investe muito na Guarda Municipal e vai construir um centro de formação, onde o guarda faz o concurso e depois vai para o centro de formação para uma preparação, só depois sairá às ruas”, argumentou Monteiro.
Fotos: Antônio Monteiro