Psicanalista e paciente encontram um jeito único de mútua ajuda

A postagem de uma psicanalista e terapeuta, em seu perfil no Facebook demonstra o quanto é importante algo que se fala muito, nos últimos meses, todavia, se vê muito pouco em sua essência - a empatia.

psicanalista

Um dos comentários realizados pontuou: às vezes, nosso diferencial está justamente em deixar o nosso lado humano guiar o lado profissional; em lembrar que, por vezes, só a técnica não basta, devendo ser revestida de empatia e humanidade.

A terapeuta, ao se deparar com um paciente, saiu da sua zona de conforto e foi caminhar com o jovem. Parece algo simples, entretanto, para ambos com certeza foi inesquecível e terá ainda mais impacto na relação entre profissional e paciente.

Escola do Legislativo da Câmara promove curso de LIBRAS básico

Joceane Alvarenga, citou que recebeu em seu consultório, talvez um dos maiores desafios da sua carreira como profissional da saúde mental e emocional. Um jovem de apenas 18 anos tão cheio de vida e ao mesmo tempo com um vazio surreal dentro do peito, um sentimento de exaustão emocional, totalmente quebrado como ele mesmo relatou, sem sentido nenhum para continuar a vida.

Ela pontua que fez várias investidas para tentar amenizar tanta dor e desespero. Já quase no final, perguntou se ele seria capaz de ajudar alguém a viver, alguém que estivesse precisando viver, e para sua surpresa, o paciente respondeu: “se for você, sim!”.

Foi neste momento, que Joceane falou que está enfrentando um problema seríssimo de saúde, como de fato está e também, precisa muito de ajuda.

Programa de prevenção às drogas e à violência, da BM, recebeu aporte de recursos

“Quem sabe tua missão é continuar vivo, para que eu possa cumprir meu propósito, já pensou que se eu não melhorar quantas pessoas vão ficar sem atendimento? E eu só quero um companheiro para caminhar comigo. Tu também vai melhorar, caminhar realizar exercícios físicos, tomar luz solar, respirar ar puro, beber água, ter contato com a natureza e ainda podermos falar de quem criou tudo isso e está ali gratuitamente para nós. Faz todo sentido na evolução emocional e psicológica”- questionou ao paciente.

Depois de explicar bem a sua situação, ele a olhou com os olhos mais lindos e brilhantes e sem ludibriar enfatizou:” somos uma dupla! Toca aqui!”.

“Foi incrível e às 6h30min, de quinta-feira(23), lá estávamos nós, um pelo outro, caminhando fazendo o melhor por nós dois. Não falamos um minuto sequer sobre dor, sofrimento, mas rimos muito, muito, foi a experiência mais incrível que tive. Trabalhar com o emocional da vida das pessoas vai além do consultório, além do pragmatismo acadêmico, além das técnicas. É amor, envolvimento, dedicação e, acima de tudo, respeito pela vida que Deus nos concedeu. Continuaremos na luta!”- finalizou.

Joceane é psicanalista e terapeuta. Especialista em reprocessamento generativo, especialista em Leitura corporal, em terapia familiar e em relacionamentos. Ela tem títulos reconhecidos internacionalmente e atende, atualmente, pessoas nos EUA e Irlanda.

Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários