Justiça do Trabalho de Alegrete é uma das unidades que poderão ser extintas no RS

Um investimento de dois milhões de reais para fazer o novo prédio da Justiça do Trabalho, luta de anos de toda comunidade, a unidade de Alegrete poderá deixar de prestar o serviços, conforme Resolução Federal.

Vara do Trabalho de Alegrete
Vara do Trabalho de Alegrete

O novo prédio moderno e funcional com 556 metros quadrados foi entregue em outubro de 2021, no complexo de prédios da Justiça, na Avenida Tiaraju, por autoridades da Justiça do trabalho do Estado do Rio Grande do Sul A conquista foi comemorada pelos que trabalham nesta área em Alegrete e região.

Menor de 15 anos, dirigindo carro irregular desde 2016, foi apreendida no Bairro Prado

Vara do Trabalho de Alegrete
Vara do Trabalho de Alegrete

Em 2009, já houve movimento para retirar a Vara do Trabalho de Alegrete e a comunidade se mobilizou para mantê-la no Município. Agora, a notícia já mobiliza advogados e forças da comunidade pela manutenção da Vara do Trabalho no município.

Nove Varas do Trabalho no Estado estão com possibilidade prevista na Resolução CSJT 296/2021 de serem fechadas no estado. As entidades dos municípios onde estão inseridas garantiram forte mobilização e apoio ao TRT-4, no que for necessário.

Narrador alegretense foi destaque no Rodeio Crioulo Nacional de Campeões

As nove unidades estão com distribuição processual inferior a 50% da média de casos novos por Vara do Trabalho no último triênio.  São as VTs de Alegrete, Arroio Grande, Encantado, Lagoa Vermelha, Rosário do Sul, Santa Vitória do Palmar, Santana do Livramento, Santiago e São Gabriel. Conforme a resolução, os Tribunais deverão adotar providências para adequação da jurisdição ou transferência das unidades, considerando critérios de movimentação processual, sociais, políticos, econômicos e orçamentários.

Argentina, sobrevivente do trágico acidente na 290, foi removida para Porto Alegre

O Doutor Francisco Rossal de Araújo, presidente do TRT-4 esclarece que houve um estudo em Brasília, pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho, levando em conta os números de atendimentos nos últimos três anos que recomenda que se feche postos ou varas de trabalho em todo o Brasil que tenham reduzido número de processos.

São dados do tempo da pandemia, em um momento de anormalidade e vamos fazer o possível para manter abertas, porque temos que manter a capilarização da Justiça do Trabalho, é uma questão de cidadania, salienta Rossal.

Ele lembrou, também, que o estudo não levou em conta as particularidades da região Fronteira Oeste onde os municípios ficam distante até mais de 100km uns dos outros e isso dificultaria o acesso à Justiça do Trabalho.

Se inscrever
Notificar de
guest

1 Comentário
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Joel da luz

De novo vamos ter que fazer uma mobilização grande, talvez até mais do que foi feita naquela época, a movimentação e a união de vários minipios entraram para demover aquela intenção que se apresentava no momento em que a intenção era o do fechamento das varas e postos do trabalho no RS. Felizmente devido a grande mobilização na época tivemos êxito. Espero que agora se essa intenção se confirmar, também, todas as forças dos municípios se envolvam, para garantir a permanência desses órgãos nós municípios em que estão operando. Um bom e grande trabalho a todos e todas.