O PAT recebeu a denúncia e fez contato com alguns órgãos em Alegrete. Em poucos minutos, a PATRAM estava no endereço. O animal agonizava, segundo testemunhas foi abandonado pelo proprietário e estava à mercê da própria sorte, tudo indica, pelos sintomas que estava em sofrimento por tétano, o mesmo que levou uma égua há poucos dias ser eutanasiada no bairro Boa Vista.
Segundo as duas pessoas que acionaram o PAT, os dois animais eram do mesmo dono e ainda há uma terceira égua abandonada no bairro Boa Vista que poderá ter o mesmo fim. Os policiais ambientais chegaram a contatar um veterinário, mas não houve tempo para tentar fazer um atendimento ao cavalo, mesmo assim, pela situação em que se encontrava tudo indica que a saída seria apenas a eutanásia.
“Ninguém ajuda, você vê um mundo meio perdido. Sem amor, sem compaixão, com os animais”, disse a mulher. Uma equipe da Secretaria de Infraestrutura, foi ao local e fez a retirada do animal até a área em que seria enterrado.
Homem é preso em Alegrete por crime de estupro praticado em 2011
Foi realizado um registro pela PATRAM e o nome do suspeito informado, além do nome das testemunhas e dos vídeos em que o animal está agonizando, além de fotos do cavalo morto. O número de cavalos soltos em vias públicas é um tema recorrente, diante dos abandonos e também da falta de conscientização dos donos que deixam os animais sem nenhuma segurança, portanto, ficam livres entre os veículos – o que representa perigo para os condutores.
Esse elementos que fazem uso de carroças são em sua maioria marginais que afrontam quem defende esses animais, enquanto eles não forem tratados como criminosos essa situação vai continuar e o município é o responsável direto por esses casos graves que contribuem para essas cenas de crueldade com os cavalos e outros animais.