Márcio Amaral anuncia secretariado com quatro pastas ainda sem definição de nomes

Nos últimos dias, no meio político de Alegrete a questão envolvendo quem será o novo secretariado do Prefeito Márcio Fonseca do Amaral foi tema recorrente. Conversas de bastidores indicavam que muitos seriam mantidos nos cargos, o que se confirmou na live.

E dois dias antes de sua posse, para o mandato de 2021-2024, tendo como Vice, Jesse Trindade do Santos, ele anunciou em uma live, mudanças de como vai ficar o  primeiro escalão.

Devedor agride violentamente o credor que lhe cobrou 60 reais

Ele iniciou dizendo que preza pela transparência e assim que pretende continuar o trabalho. Lembrou que  devido a morte da então Prefeita Cleni Paz, em 2018, ele era Vice e teve que assumir o Executivo com grandes desafios. Os gestores antes de anunciar os Secretários fizeram um apanhado de cada Pasta.

Na área de educação vão manter a Secretária Angela Viero que assumiu no lugar da secretária Márcia Dorneles e realizou um ótimo trabalho, destacou o Prefeito. Uma pasta  que tem o maior número de servidores salientando que educação é o que transforma uma sociedade.

Para a Secretaria de Finanças que, conforme o Prefeito e Vice é de extrema importância, responsável pela arrecadação tributária terá como Secretário José Cáurio que assumiu, interinamente, a Secretaria de Planejamento e agora assume a de Finanças. Ele foi gerente da Caixa Econômica Federal com uma larga visão de gestão, destacaram.

Na Infraestrutura lembrou do trabalho de Jetter de Souza, e por quatro meses assumiu o Mário Soares Rivelino. Márcio colocou da importância da Infra, do grande volume de trabalho na área urbana e rural. É o cartão de apresentação da cidade e ele deu conta do recado e Mário Soares Rivelino será mantido no cargo.

Casal que roubou motorista de aplicativo é preso pela Brigada Militar

O Prefeito falou da complexidade da Secretaria da Saúde, do grande número de serviços. Destacou  os secretários José Fábio e Bianca Casarotto que realizaram uma bom trabalho.  E depois o desafio de assumir a pasta, em plena pandemia, a servidora Haraceli Fontoura que foi mantida no cargo.

A Saúde tem ligação direta com a Santa Casa, UPA, Hemocentro e todos os serviços de saúde do Município e por onde passam recursos federais e estaduaise tem um grande número de servidores.

Na Secretaria de Administração, por onde passa a vida funcional de todos os servidores da Prefeitura, assim como todo o patrimônio do Município, projetos que vão ou vem para Câmara. Essa Secretaria ainda não está definido o novo Secretário. Márcio Amaral disse que poderá ser o Rui Medeiros que vinha tocando a Pasta.

Em relação ao Meio Ambiente destacaram o grande avanço, neste mandato, e a importância da Secretaria ao Município. Destacaram a regulamentação de Leis a destinação dos resíduos sólidos. Márcio Amaral informou que por Lei o Município não pode mais armazenar os resíduos e por licitação, a partir de janeiro, vão começar a enviar os resíduos produzidos aqui para o aterro Sanitário Regional em Santa Maria com custo mensal à Prefeitura. A Secretária Gabriela Segabinazzi continua no cargo.

Filho violento agride o pai a socos no Bairro Vila Nova

Em relação a Secretaria de Segurança destacou o trabalho de mobilidade, trânsito sinalização, videomonitoramento. Falou e reconheceu o trabalho do Secretário Luciano Pereira.  Para esta pasta, também, ainda não tem um nome definido.

O atual Vice-Prefeito, Jesse Trindade dos Santos, falou com mais detalhes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico onde foi secretário por 3 anos e 8 meses. Ele destacou que todas as empresas da cidade passam por lá. E a secretária Caroline Figueiredo assumiu com o mesmo nível de trabalho. Ele destacou o número de cinco mil alvarás, mostrando o empreendedorismo em Alegrete. Lembrou dos investimentos em âmbito nacional, com a vinda de empresas de fora.  A atual Secretária continua o trabalho.

O Prefeito falou que a Agricultura e Pecuária é que alavanca o trabalho de pequenos e médios produtores no Município sendo de extrema importância ao desenvolvimento econômico do Município. Amaral elogiou o trabalho de Daniel Gindri que continua no cargo

Em relação a Secretaria de Promoção Social, o Prefeito disse do empenho e trabalho de todos, principalmente  na pandemia. Eles chegam em toda a cidade com os CRAS, CREAS, com uma equipe técnica capacitada que realiza um destacado trabalho tendo à frente Iara Caferati. Para essa pasta, ainda, não tem definição de nome.

E por último foi anunciado o novo secretario de Planejamento.  A Secretaria por onde passam todos os projetos  que possibilitam alavancar recursos nas esferas federais estaduais. Um trabalho extremamente técnico e de suma importância para realização de obras e projetos em Alegrete  Nessa Secretaria assume o atual Vice- Prefeito, Jesse Trindade dos Santos.

 

Conheça o novo Secretariado

Saúde – Haracely Fontoura de Oliveira

Educação – Angela Viero

Finanças – José  Cáurio

Meio Ambiente- Gabriela Segabinazzi

Agricultura e Pecuária -Daniel Gindri

Planejamento- Jesse Trindade dos Santos

Desenvolvimento Econômico – Caroline Figueiredo

 As Secretarias ainda sem nomes definidos são:

-Promoção Social

-Segurança, Cidadania e Mobilidade Urbana

-Administração

-Procuradoria Geral do Município

 

Vera Soares Pedroso