É inegável que com o passar dos anos houve uma nítida redução de visitações aos museus alegretenses por conta de escolas, faculdades, projetos sociais e turistas.
O Museu do gaúcho é o mais frequentado atualmente. Sua riqueza em utensílios usados nas décadas passadas é bem visitado por turistas e principalmente por grupos nativistas de cidades ao redor de Alegrete.Já o Museu da Arte e Arqueologia é o oposto, esta fechado há tempos para reforma e nunca mais recebeu visitação.
Sempre tem jeito de fazer o bem; veja o exemplo dessa padaria da cidade
Outro destaque é o museu Oswaldo Aranha, localizado na praça Getúlio Vargas, que só pode receber visita através de agendamento com antecedência. O Museu do Estádio Farroupilha está em boas condições, porém é pouco divulgado para que as pessoas da cidade e os amantes do futebol possam conhecer os feitos realizados no esporte local.
Numa semana tão importante para a cidade, não ter alguns museus em pleno funcionamento para contar a história de Alegrete, empobrece os feitos realizados pelo nossos antepassados. Os organizadores do evento ressaltam que em virtude das atividades programadas serem escolhidas através de editais, não houve nenhuma que contemplasse os museus.