Nascimento de terneiros trigêmeos, no Caverá, é um fato raro

A natureza, sem dúvida, é o maior palco das belezas e mistérios que o mundo nos deu. Saber reverenciar cada ato dela, desde o amanhecer até a hora de irmos dormir fará a diferença em nossas vidas.

Trigêmeos nascidos no Caveráa
Trigêmeos nascidos no Caverá

Quem vive ou trabalha na área rural presencia, diariamente, lindas cenas.

Mas o peão Antônio Paz, que trabalha na Fazenda Camboatá, no Caverá, ficou surpreso e feliz por uma vaca parir trigêmeos. Diz que é algo que com, toda sua experiência de trabalho, nunca havia presenciado.

Trigêmeos nascidos no Caveráa
Trigêmeos nascidos no Caverá

São dois machos e uma fêmea e conforme Antônio são bem “picurruchinhos”. A concepção foi por inseminação artificial, disse o peão.

Loja é arrombada e prejuízo é de mais de 8 mil reais em Alegrete

Mesmo perto dos filhotes a vaca não está querendo amamentar seu trio e mais que depressa o peão já providenciou a madeira aos pequenos.

Vaca com seus trigêmeos
Vaca com seus trigêmeos

O parto de trigêmeos é mais comum em ovelhas, porém em vacas realmente é raro.

A professora Adriana Lucke Stigger, coordenadora do curso de Medicina Veterinária da URCAMP, comentou que realmente é algo inesperado, sendo a primeira vez que toma conhecimento de terneiros trigêmeos. Ela explicou que o nascimento de trigêmeos bovinos ocorre quando a vaca libera mais de uma célula reprodutiva ( ovócitos). Também diz a professora que pode ter ocorrido a divisão de um embrião.

A complexa e demorada operação para resgatar os animais de carreta tombada

Um dos donos da propriedade, Joselito Pozzebom, comentou que parto de gêmeos já viu, mas nascer três de uma só vez nunca presenciou. Ele espera que os trigêmeos consigam sobreviver e diz que o peão gosta e com certeza vai cuidar.

Por se tratar de um fato incomum, um dos terneirinhos não resistiu e morreu na noite passada. Os outros dois estão sendo cuidados pelo trabalhador da Fazenda.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários