Novo Plano Municipal de Saneamento foi apresentado ao Prefeito

Plano inclui: abastecimento de água potável, esgotamento, limpeza pública e resíduos sólidos e manejos das águas pluviais.

Apresentação do Plano Municipal de saneamento
Apresentação do Plano Municipal de saneamento

Um dos gargalos da cidade ainda é a falta de saneamento básico que inclui vários outros fatores, em muitos locais de Alegrete, o que gera transtornos a comunidades de bairros.

O Plano Municipal de Saneamento Básico apresentado ao Prefeito pela servidora da Secretaria de Infraestrutura, Mariana Fonseca Costa, é o documento norteador do saneamento básico no município.

Briga de vizinhos teve ameaça com facão e arma de fogo; tudo isso por suposto som alto

Apresentação do Plano Municipal de saneamento
Apresentação do Plano Municipal de saneamento

Ela diz que o Plano traz o diagnóstico de como o município gere esse assunto, e metas a curto, médio e longo prazos, bem como programas, projetos e ações para que essas metas sejam atendidas.
Esse é o Novo Plano Municipal de Saneamento Básico (tem um em vigência) vai fazer a adequação do município ao novo marco legal do saneamento básico, lei 14026/2020, onde aponta os 4 pilares do saneamento básico:
-Abastecimento de água potável
-Esgotamento Sanitário
-Limpeza pública e resíduos sólidos
-Manejo e drenagem das águas pluviais


Esse documento traz as diretrizes do esgotamento sanitário, como por exemplo, como o proprietário de um imóvel deve fazer seu sistema individual de esgotamento sanitário onde não passa a rede de captação de esgoto da Corsan, bem como, também estão presentes metas de universalização do saneamento básico.


Esse documento, também vai passar por consulta Pública e então ser publicado ainda esse ano, tudo de acordo ao novo marco regulatório do saneamento.

Entidades tradicionalistas de Alegrete são campeãs no Entrevero Artístico


-É um documento obrigatório que todo município deve ter, e nós estamos atualizando o nosso, de acordo com a lei do 14026/2020.


Como o saneamento é de responsabilidade da pasta da Secretaria de Infraestrutura, a elaboração deste plano estava comigo, havia sido combinado então um prazo com o prefeito para que ele fosse apresentado, o que aconteceu neste dia 17 para que até dezembro ele seja publicado, disse Marina Costa.


A elaboração desse plano contou com a ajuda dos técnicos do Setor de Projetos da Sec de Infraestrutura e com informações adicionais das demais secretarias da Prefeitura, bem como, informações junto à Corsan, esclarece a mestre em Biologia que ficou responsável por este trabalho.

Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários